Direitos femininos conquistados ao longo da história

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2737 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Direitos conquistados pelas mulheres ao longo da História
 
 
 
Em todos os campos são marcantes os avanços das mulheres. Isto resultou de uma história de lutas e conquistas, na qual o movimento feminista, em cada momento com feições próprias, ajudou a escrever uma página.  Algumas datas e eventos marcantes.
 
 
 
1759 - Olympe de Gouges, revolucionária francesa, lança o manifesto“Declaração dos Direitos da Mulher”, denunciando a Declaração dos Direitos do Homem como instrumento de cidadania restrita aos componentes do sexo masculino. Questiona o direito de as mulheres irem ao cadafalso se não podem subir à tribuna. É decapitada.
 
 
 
1792 -  Inglaterra - Mary Wolstonecraft (1759-97) escreve um dos grandes clássicos da literatura feminista  “A Vindication of the rights ofwomen”. Defendia uma educação para meninas que aproveitasse seu potencial humano.
 
 
 
1827 - Brasil - Surge no Brasil a primeira legislação relativa à  educação de mulheres; a lei admitia meninas apenas para as escolas elementares, não para instituições de ensino mais adiantado.
 
 
 
1832 - Brasil - A brasileira Nísia Floresta, do Rio Grande do Norte, defendia mais educação e uma posiçãosocial mais alta para as mulheres. Lança uma tradução livre da obra pioneira da feminista inglesa Mary Wolstonecraft, e dá-lhe o título “Direitos dos homens, injustiças para as mulheres”.
 
 
 
1848 - EUA, Nova York -Convenção em Seneca Falls, o primeiro encontro sobre direitos das mulheres.
 
 
 
1852 - Brasil - Lançado o Jornal das Senhoras, editado por Joana Paula Manso de Noronha. Elasabia que não poderia falar "nos direitos, na missão da mulher" para que o jornal não fosse proibido nas casas de família. Sucedeu-a Violante de Bivar e Velasco.
 
 
 
1857 -  8 de março - EUA, Nova York - 129 operárias morrem queimadas pela força policial, numa fábrica têxtil Cotton, em Nova York. Elas ousaram reivindicar redução da jornada de trabalho de 14 para 10 horas diárias e o direito àlicença-maternidade. Em 1910, o Congresso Internacional das Mulheres Socialistas institui o 8 de março como Dia Internacional da Mulher, em homenagem a essas mulheres.
 
 
 
1858  - Brasil - Publicado em Campanha da Princesa, MG o jornal O Sexo  Feminino. A editora, Dona Francisca Senhorinha da Motta Diniz, tentava resgatar uma história perdida, a história das mulheres  brasileiras. Advogava osufrágio feminino.
 
 
 
1874 -  Brasil - Surgiram os jornais "O Domingo" e o "Jornal das Damas, no Rio de Janeiro, seguidos do "Myosotis", de Maria Heraclia, lançado em Recife, em 1875, e do incisivo "Echo das Damas", de  mélia Carolina da Silva Couto, no Rio de Janeiro, em 1879.
 
 
 
1874 - Brasil - A jovem Maria Augusta Generosa Estrella deixou o Rio  de Janeiro para estudar medicinanos Estados Unidos. Ingressou três anos mais tarde no New York Medical College and Hospital for Women. A ela se juntou uma segunda jovem, Josefa Agueda Felisbella Mercedes de Oliveira. As duas publicaram, depois, um jornal em New York: "A mulher".
 
 
 
1879 - Brasil - O Governo Brasileiro abriu as instituições de ensino superior do país às mulheres; mas as jovens que seguiam esse caminho eramsujeitas a pressões e à desaprovação social. 
 
 
 
1880 - Brasil - As primeiras mulheres graduadas em direito encontram dificuldades em exercer a profissão.
 
 
 
1887 - Brasil - Rita Lobato Velho Lopes tornou-se a primeira mulher a receber o grau de médica, no Brasil. As pioneiras encontraram muitas dificuldades para se afirmar profissionalmente e três estiveram sujeitas ao ridículo.  
Brasil - A pernambucana Maria Amélia de Queiroz proferiu palestras públicas sobre a abolição da escravatura. 
 
 
 
1889 -  Brasil - Com a Proclamação da República, Francisca Senhorinha da Motta Diniz mudou o título do jornal "O sexo feminino" para "O Quinze de Novembro do Sexo Feminino".
 
 
 
1893 -  Nova Zelândia - Sufrágio feminino, primeiro país a conceder o direito de voto às...
tracking img