Direitos dos animais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira
Filosofia – 10ºAno – Ano Lectivo 2009/2010
Os Animais Têm Direitos?

-------------------------------------------------
Introdução
Este trabalho irá tratar um tema cada vez mais discutido na nossa sociedade e entre filósofos de todo o mundo: os direitos animais. O especismo e as perspectivas tradicional, utilitarista e dos direitos serão alvo dereflexão.

Os animais são usados por nós para variadíssimas coisas na nossa vida: alimentação, vestuário, produção de cosméticos, para experiências científicas, ou até para simples diversão... Mas, serão estes actos correctos da nossa parte? Teremos nós direito de sujeitar os animais à dor e na maior parte das vezes à morte?
Se nos questionarmos se os animais possuem direitos, podemos tomarduas posições: dizer que não e defender a perspectiva tradicional ou, dizer que sim e optar por defender uma das duas teorias: a utilitarista ou a dos direitos.
A perspectiva tradicional diz-nos que podemos sujeitar um animal ao sofrimento e/ou morte se esta for em prol do conhecimento. Por exemplo, um animal pode ser morto desde que este seja usado para fins científicos visto que este é um fimlouvável e que nos beneficia. Mas, se ao invés disso for morto apenas por diversão a acção é totalmente condenada. Ou seja, podemos dizer que os animais não humanos não têm estatuto moral e existem ou foram criados apenas para nos beneficiar. Kant - um dos principais defensores desta teoria -, defende ainda que nós, seres humanos, não temos qualquer dever directo para com os animais, temos simdeveres indirectos o que significa que apesar de não existirem deveres propriamente ditos é ainda assim errado tratar os animais de certas maneiras. Assim sendo, quando por exemplo um cão serve lealmente o seu dono durante muito tempo o dever (indirecto) do seu dono é tratar dele até morrer. Kant afirma também que se o dono abater o seu cão apenas por este já não ser “prestável” o seu acto é desumano econdiciona a sua relação com os humanos pois quem é cruel com os animais, mais duro se torna na maneira de lidar com os homens.
Ao contrário de Kant há quem acredite que os animais não foram criados apenas para o nosso benefício mas, que ainda assim, só nós temos importância moral... Mas porque razão se insiste em deixar de fora os animais não humanos na questão da ética? A resposta maisnatural de quem defende esta ideia é que os animais, ao contrário de nós, humanos, não possuem certas capacidades como pensar e falar. Mas, é este argumento válido? A resposta é claramente não, visto que deixa de fora alguns seres humanos como os recém-nascidos e deficientes mentais profundos que tal como os animais não possuem tais capacidades. Então, tal exclusão é inadmissível... O único critérioplausível é a senciência de Bentham. Um ser senciente tem capacidade de sofrer e, de uma perspectiva moral, tal sofrimento não pode ser ignorado. Peter Singer desenvolveu mais tarde a ideia de Bentham e explorou as suas consequências práticas chegando à conclusão que não existe qualquer critério aceitável que permita esta distinção sendo que quem pensa que só os seres humanos têm importância moralestá a ser especista. Assim, o especismo pode ser comparado ao racismo e ao sexismo pois, da mesma maneira que excluímos os animais por estes serem de outra espécie, também um racista nega os mesmos direitos a pessoas de outras etnias. Se o racismo nos preocupa tanto e o achamos moralmente errado, porque fazemos o mesmo com os seres de diferentes espécies? A rejeição do especismo leva-nos então aconcluir que é tão mau fazer sofrer um ser humano como qualquer outro animal, seja ele um chimpanzé ou uma mosca, visto que à luz da ciência exacta os dois tem significativa importância para nós, humanos. No entanto, matar um ser humano é muito mais grave que matar um cão, por exemplo pois geralmente a vida dos seres humanos tem mais valor que a de um cão devido às nossas capacidades mentais...
tracking img