Direitos das mulheres como direitos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (894 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Direitos das Mulheres como
Direitos Humanos






Trabalho realizado por:
João Guedes nº15 10º3
Introdução

“Os direitos das mulheres como direitos humanos” foi o tema queescolhi para realizar este trabalho. O seu objetivo consiste em avaliar e criticar a razão pela qual o papel das mulheres na sociedade é tão desvalorizado e o porquê das mulheres não serem vistas damesma maneira que os homens pela sociedade, criando uma tese própria e tomando posição quanto ao assunto. Para tal basear-me-ei em teorias feministas fundamentando-as e completando-as com uma tese (“ÁsMulheres Portuguesas”) escrita pela primeira feminista portuguesa, Ana de Castro Osório em 1905.

Feminismo
Definindo conceitos: O que é, de facto, o feminismo? O Feminismo é um movimento que atua navertente social, filosófica e política, que pretende defender a igualdade de direitos entre o homem e a mulher.

Problema
O problema em análise é o porquê das mulheres não estarem num mesmo nívelsócio-político do que os homens. Porque é que os homens são os chefes de família e quem trata de tudo no lar é a mulher?

A tese feminista que apresentarei de seguida tem como objectivo defender eequiparar os direitos das mulheres e dos homens e demonstrar que as mulheres necessitam de uma aceitação a nível social e económico por parte da sociedade.

“Ás Mulheres Portuguesas” (Tese doautor)
“Ás Mulheres Portuguesas” é uma colectânea de artigos que analisam as várias posições da mulher no trabalho, na educação e na sociedade de um ponto de vista feminista, ou seja, que apoiam efundamentam a igualdade de direitos para a mulher e para o homem nas várias vertentes.
Esta tese foi o primeiro manifesto português feminista e o pioneiro na luta pela igualdade de direitos.
Ao longo das250 páginas que Ana de Castro Osório escreveu defende que as mulheres não deviam ser tratadas como meras peças decorativas que ficavam em casa a tratar dos filhos e a fazer a lide doméstica, mas que...
tracking img