DIREITOS CONSTITUIDOS AOS PORTADORES DE DIABETES MELLITUS TIPO I

1388 palavras 6 páginas
DIREITOS CONSTITUIDOS AOS PORTADORES DE DIABETES MELLITUS TIPO I
DROITS CONSTITUÉS AUX TRANSPORTEURS DE DIABÈTES MELLITUS TYPE I

Antonio Rodrigues Sobrinho Filho Acadêmico em Pedagogia pela UFCG*

RESUMO: Os portadores de diabetes tipo I enfrenta diversas dificuldades para garantir os seus direitos a um tratamento adequado e digno, tendo como o fornecimento e o acesso aos seus medicamentos como um dos principais problemas. Existem direitos básicos e elementares garantidos na Constituição Federal que garante o fornecimento dos medicamentos. O diabetes é considerado uma epidemia mundial, segundo dados apresentados pela Organização Mundial da Saúde, sendo a 2a que mais mata no Brasil e a 5a no mundo, dados este que podem ser mudados com o fornecimento da medicação e uma adequação na qualidade de vida evitando complicações nefastas relacionadas à problemática.
PALAVRAS-CHAVES: Diabetes Mellitus. Portador. Tratamento.
ABSTRACT:Patients atteints de diabète de type I fait face à plusieurs difficultés pour assurer leur droit à un traitement adéquat et digne, la prestation et l'accès à leurs médicaments comme l'un des principaux problèmes. Il y a des droits fondamental garantis par la Constitution qui garantit l'approvisionnement en médicaments. Diabète est considéré commeuneépidémiemondiale, selon les donnéesprésentéesparl'OMS, étant le 2ème plus tue au Brésil et le cinquièmedans le monde, cesdonnéespeuventêtremodifiées avec la fourniture de médicaments et une remise en formedans la qualité de vie en évitant les complications néfastesassociés au problème.
Motsclés :DiabèteMellitus.Portador.Tratamento.

Introdução Diabetes Mellitus (DM), é uma doença metabólica caracterizada pelo aumento anormal de açúcar (glicose) na corrente sanguínea. A glicose é a fonte principal de energia para o organismo, mais sendo produzida com excesso, traz complicações à saúde. A diabetes tipo I surge quando a produção de

Relacionados