Direito2013.1

1947 palavras 8 páginas
História do Direito Brasileiro
Professor: Júlio Rocha
E-mail: rochajulio@hotmail.com

Aula 01 08/08/2012
AV1 – Vai valer 08 pontos
Trabalho – 02 pontos.
Filme o Povo Brasileiro Parte I.

Bibliografia: História do Direito Brasileiro Angelozzi - Material apoio Estácio.

Wolkmen Antônio Carlos.

O dogma da completude (tem muito do direito na nossa sociedade).
Fichamento do capitulo I de Wolkmen

Fichamento: O que é que Wolkmen CAP 1 . 1 Lauda.
Entregar fichamento pra Carla.

História do direito: é parte da historia que trata das instituições, das normas jurídicas dos atores no tempo. História estuda o ser humano no tempo. Escola dos Analles, uma escola francesa, no inicio do sec XX essa escola começou a questionar a história, por em discussão a história. Tudo tem história.

História direito Brasileiro: principais autores: Wolkmen e José Reinaldo Lima Lopes. Ex: primeiro juiz brasileiro surgiu com as capitanias hereditárias, existia o ouvidor das capitanias 1534. Com a chegada de tome de Souza em 1549 houve a criação do governo geral, criada na Bahia. Mesmo após a chegada do ouvidor geral continuou com o poder de julgar durante 70 anos.

Em 1929 – Tudo tem história, eles querem discutir uma outra história, essa história não é contada, não é dita. Alguns historiadores dizem que não foram os portugueses que descobriram o Brasil em face da população no Brasil ter cerca de 3 a 5 milhões de habitantes e que já existiam cartas náuticas indicando a terra brasileira desde 1367.

A escola dos Analles começa a discutir a história que vem de baixo, a história dos vencidos. Revolução dos Alfaiates, burgos. Aqui foi morto João de Deus, vários lideres populares.

Pontos discutidos pelos Analles (Peter Burke, Le goff):

* Substituição da visão dos elites como elemento central da História. * Historiografia crítica vem a pregar o caráter dialético, que é uma oposição ao caráter linear da história. * Multiplicidade de fontes históricas.

Relacionados