Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1188 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Quais as origens da sociedade capitalista?

Afirmaram-se a existência de um parasitismo social na sociedade capitalista, podemos, entretanto, nos perguntar acerca da sua origem. A resposta nos remete a sociedades anteriores se alicerçaram na exploração, como o feudalismo e o escravismo. Mas, podemos imaginar a existência de sociedades em que a exploração entre os seres humanos não tenhaexistido. Em uma situação de abundância natural, na qual os meios de produção, acumulação e armazenamento não estão desenvolvidos, a idéia da apropriação privada perde sua força. Porém, em uma situação de escassez e com o desenvolvimento da organização produtiva do trabalho, a competição e a possibilidade de distribuição desigual da produção passam a ser mais prováveis. A exploração e a exclusão sãoconseqüências da forma como as pessoas se organizam para produzir e distribuir os resultados do trabalho humano.

No comunismo primitivo, a ausência da propriedade privada e do excedente econômico permitia a abundância no acesso aos bens necessários das pessoas que, organizadas em comunidades nômades, viviam basicamente da coleta de frutos da natureza, da caça e da pesca. Com o desenvolvimento datecnologia, o surgimento da agricultura e da pecuária, as forças produtivas geraram o excedente, e a sua apropriação por parte de quem não ajudou a produzi-lo, ocasionou a primeira forma de exploração. A divisão social do trabalho e a necessidade de proteger a propriedade e o excedente marcar Implantação da cultura européia as origens da sociedade brasileira, pág. 31, Raízes do Brasil, SérgioBuarque de Holanda   as primeiras sociedades de classe na história .
origem da sociedade civil
a história da sociedade civil", escrito pelo filósofo escocês adam ferguson, em 1767. para ferguson, um moralista (grupo que também inclui adam smith, francis hutcheson, david hume e outros maiores contribuintes para o iluminismo escocês), a "sociedade civil" é o oposto do indivíduo isolado, ou, maisespecificamente, a condição do homem que vive numa cidade. posteriormente maquiavel já havia estabelecido uma distinção entre sociedade e estado. entretanto o primeiro estudo envolvendo a expressão sociedade civil.
conceito de sociedade civil
immanuel kant desenvolveu o conceito de sociedade civil como uma sociedade estabelecida com base no direito, ou seja, o oposto da categoria explicativa deestado de natureza, caracterizada pela guerra potencialmente permanente de todos contra todos.
definições:
existem uma infinidade de definições de sociedade civil. a prática definição do centro para a sociedade civil é bastante ilustrativa:sociedade civil refere-se à arena de ações colectivas voluntárias em torno de interesses, propósitos e valores. na teoria, as suas formas institucionais sãodistintas daquelas do estado, família e mercado, embora na prática, as fronteiras entre estado, sociedade civil, família e mercado sejam frequentemente complexos, indistintos e negociados. a sociedade civil comumente abraça uma diversidade de espaços, actores e formas institucionais, variando em seu grau de formalidade, autonomia e poder. sociedades civis são frequentemente povoadas por organizaçõescomo instituições de caridade, organizações não-governamentais de desenvolvimento, grupos comunitários, organizações femininas, organizações religiosas, associações profissionais, sindicatos, grupos de auto-ajuda, movimentos sociais, associações comerciais, coalizões e grupos activistas.
sociedade civil e democracia
a literatura sobre os elos entre a sociedade civil e a democracia tem suas raízesnos primeiros escritos liberais como aqueles de alexis de tocqueville. todavia, eles se desenvolveram de modo significativo pelos teóricos do século xx, como gabriel almond e sidney verba, que identificaram o papel da sociedade civil numa ordem democrática como vital. eles argumentaram que o elemento político de muitas organizações da sociedade civil facilita uma cidadania mais consciente e...
tracking img