Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7184 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

A família por ser a primeira instituição a qual a criança faz parte, tem a capacidade de se tornar modelo na realidade desta. Através da interação familiar a criança desenvolve suas características comportamentais e habilidades de se relacionar. Altos níveis de suporte familiar na vida da criança tendem aumentar sua autoestima, sua competência social e melhorar seu ajustamento escolar epsicológico. O presente estudo tem por objetivo analisar a percepção das relações familiares em termos de afetividade, autonomia e adaptação entre membros da família de alunos considerados praticantes de atos de violência entre pares na escola, sendo estes um total de trinta sujeitos que correspondem a quinze por cento da população geral. Para tanto, utilizar-se-á como instrumento para coleta dedados o Inventário de Percepção de Suporte Familiar – IPSF (BAPTISTA, 2009). Será utilizada uma abordagem quali-quantitativa de natureza descritiva a fim de responder a seguinte indagação: qual é a percepção de suporte familiar por parte dos responsáveis por alunos envolvidos em violência entre pares na escola? Assim, acredita-se que a violência entre pares na escola pode estar correlacionada aobaixo índice de suporte familiar recebido pelo aluno infrator e que famílias cujas relações, em termos de afetividade pouco expressiva entre seus membros, podem influenciar no desenvolvimento de comportamentos antissociais dos filhos.

Palavras-chave: Suporte familiar. Violência entre pares. Escola.

1INTRODUÇÃO

A família tem um papel fundamental na formação do indivíduo, por ser esta a primeirainstituição social a qual a criança convive, se torna o local onde se estabelecem os primeiros padrões de comportamentos através da interação entre seus membros. Consequentemente tais comportamentos serão reproduzidos por ela na sociedade por meio das instituições e grupo sociais dos quais ela faz parte, como a escola. É na família que, muitas vezes, são encontradas a causa dos vários problemasde comportamento da criança, como agressões contra colegas e atos de violência praticados no espaço escolar. Dessa maneira para compreender as práticas de violência entre pares na escola se faz necessário analisar a correlação desta com as experiências que a criança tem em sua educação no âmbito familiar, apreendida por intermédio de suas representações, emoções e inter-relações.
Partindo dessespressupostos, o tema a ser pesquisado vai de encontro a situações de violência entre pares, praticadas no âmbito escolar e sua possível relação com as relações interpessoais familiares. Com o intuito de analisarmos tal problemática, focalizamos nosso estudo na influência que a família pode exercer sobre o comportamento da criança.
Busca-se analisar a percepção das relações familiares em termos deafetividade, autonomia e adaptação entre membros da família de alunos considerados praticantes de atos de violência entre pares na escola. Considerando que os fatores promotores de circunstâncias internas à família podem influenciar no desenvolvimento de práticas de atos violentos pelo aluno, procura-se apontar a possível correlação entre práticas de violência entre pares na escola e as experiênciasque as crianças têm em sua educação no âmbito familiar, apreendida por intermédio de suas representações, emoções e interrelações. A pesquisa será realizada em uma escola da rede pública municipal de ensino, com pai, mãe ou responsáveis pelos alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental de Rolim de Moura - RO.
A partir de um estudo exploratório buscou-se uma definição da população a serestudada bem como a amostragem desta que preenchesse os requisitos propostos pelo estudo. Para tanto, será utilizada a escola como fonte primária de informações e norteadora do critério de seleção dos sujeitos participantes desta pesquisa por meio de informações advindas da mesma.




2 IDENTIFICAÇÃO

2.1 TEMA

Percepção de suporte familiar: correlação de violência entre pares e o funcionamento...
tracking img