Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1976 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de Brasília – UnB
FACE - Faculdade de Economia, Contabilidade, Administração e Ciência da Informação
ADM - Departamento de Administração

Localização de Empresas em Instalação no DF
Alan Simon J. Penzuti
Administração

Resumo
Este trabalho apresenta os elementos chaves para a escolha da localização de uma empresa em instalação, de modo a minimizar os riscos decorridos defalhas no processo seleção do ponto comercial. O estudo relaciona a estratégia pretendida pela a empresa, e o público-alvo considerando-os como os principais fatores a serem analisados no processo de decisão da localização. A metodologia utilizada no artigo serve como orientação e análise dos principais pontos a serem analisados no processo de escolha. O presente trabalho tem como objetivo facilitare reduzir as possíveis falhas que envolvem o procedimento de escolha de uma empresa em instalação no Distrito Federal.
Palavras-chave: localização, ponto, estratégia e seleção.

1. Introdução
Empresas em instalação frequentemente passam pela difícil escolha de determinar qual será a localização utilizada para a execução do negócio pretendido. De uma forma geral os estudos de localizaçãotratam de problemas como minimizar custos ou maximizar lucros, analisando pelo sentido montante ao jusante, de uma maneira que atenda ou supere as expectativas de seu público alvo, entendendo os fatores relevantes que os clientes irão demandar nos mais diversos níveis de serviço. A escolha da localização representa um fator de extrema relevância para o sucesso ou fracasso da empresa, estandodiretamente relacionada à estratégia de atuação pretendida pela organização. O presente artigo tem como objetivo facilitar e esclarecer dúvidas relativas ao processo de escolha da localização e instalação de empresas no Distrito Federal, explicitando a metodologia e técnicas para reduzir riscos de falhas.

2. Fundamentação Teórica
O artigo será baseado nas concepções fornecidas por Nigel Slackabordando pelo foco da administração da produção e por Philip Kotler e Kevi Lane Keller analisando a localização pela visão da estratégia de marketing. Segundo Kotler (2006) as forças macro ambientais, afetam profundamente o destino que as empresas tomam, sendo que os mais importantes a serem analisados são: o ambiente econômico, ambiente sociocultural, ambiente natural, ambiente ecológico e oambiente político legal.
O foco do estudo está baseado nas características e especificidades do Distrito Federal, sendo o ambiente econômico analisado como um dos fatores principais na determinação e escolha da localização. Para que existam, mercados é preciso que haja pessoas e poder de compra. O poder de compra está relacionado à renda auferida, os preços, graus de endividamento e da oferta decrédito no mercado. A empresa entrante precisa antes de definir o seu local de atuação, saber qual é o seu mercado-alvo, após isso ela poderá analisar dados do ambiente econômico, como a distribuição de renda, a capacidade de pagamento dos indivíduos, relacionando com o seu grau de endividamento e a disponibilidade de crédito no mercado. Segundo Kotler (2007) de acordo com as preferências e os gostosdos clientes, o poder de compra é direcionado para determinados bens e serviços em detrimento de outros. A sociedade define crenças, valores e normas que definem esses gostos e preferências. Pois, concomitantemente com o ambiente econômico que a empresa pretende iniciar suas atividades, ela deverá informar-se sobre os aspectos culturais, como os valores e crenças.
O Distrito Federal abriga umapopulação estimada em cerca de 2.606.885 habitantes (segundo o IBGE 2009), tendo como área territorial total 5.822,1 km², o que representa em termos de densidade populacional de aproximadamente 443 hab./km². Mesmo, tratando de uma área relativamente pequena, ao analisar o gráfico 1 fica claro notar que existem disparidades discrepantes em relação as demais unidades federativas do Brasil....
tracking img