Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






Relatório do Documentário
“Notícias de uma Guerra Particular”
Direito Penal




















Junho.2011
Priscilla Sanches – Turma NN
NOTÍCIAS DE UMAGUERRA PARTICULAR


O documentário “Notícias de uma Guerra Particular” de Katia Lund e João Moreira Salles, realizado entre 1998 e 1999, retrata o cotidiano da violência no Morro Santa Martaproveniente do tráfico de drogas na cidade do Rio de Janeiro. Apesar de ter sido realizado há anos o documentário, infelizmente, trata de um problema atual e sobre o qual parece não haver previsão defim.


O documentário aborda por meio de entrevistas, o ponto de vista de cada um dos envolvidos na “guerra” não declarada que vive a cidade há anos. Policiais, bandidos e moradores falamsobre suas impressões, medos e motivações de forma honesta e algumas vezes até mesmo assustadora ao telespectador que pouco conhece sobre o tema.


O título foi extraído de uma frase doex-capitão do BOPE Rodrigo Pimentel e se refere ao combate infindável entre os traficantes e a polícia. Além de Pimentel, o documentário entrevista Adriano, gerente do tráfico no Morro Dona Marta, assimcomo um dos fundadores do Comando Vermelho além do então chefe da Polícia Civil, Hélio Luz.
Os depoimentos colhidos ao longo do documentário impressionam e nos aproximam um pouco do que pensamos bandidos e mocinhos desta história de horror interminável. Policiais descrentes de que seja possível uma mudança e bandidos sem medo da morte falam às câmeras sem rancor sobre assassinatos, amigosperdidos em confrontos e na falta de esperança por um futuro diferente.


Além disso há cenas que mostram como a comunidade lida com as ações policiais e ainda imagens do depósito de armasapreendidas pela polícia do Rio de Janeiro. As imagens chocam ainda mais quando é feita a comparação entre o armamento utilizado pelos policiais em contrapartida dos utilizados pelos traficantes....
tracking img