Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1192 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Senso Comum – Sociedade – Cultura

Na filosofia, o senso comum é a primeira suposta compreensão do mundo resultante da herança fecunda de um grupo social e das experiências atuais que continuam sendo efetuadas. O senso comum descreve as crenças e preposições que aparecem como normal, sem depender de uma investigação detalhada para alcançar verdades mais profundas como as cientificas. Sensocomum é uma herança cultural que tem a função de orientar a sobrevivência humana nos mais variados aspectos. Através do senso comum uma criança aprende o que é o perigo e a segurança, o que pode e o que não pode comer o que é justo e o que é injusto, o bem e o mal, e outras normas de vida que vão direcionar o seu modo de e agir e pensar, as suas atitudes e decisões. No senso comum não há análiseprofunda e sim uma espontaneidade de ações relativa aos limites do conhecimento do indivíduo que vão passando por gerações; o senso comum é o que as pessoas comuns usam no seu cotidiano, o que é natural e fácil de entender, o que elas pensam que seja verdade e que lhe traga resultados práticos herdados pelos costumes. O senso comum é um saber que está presente em todas as sociedades e em todos osindivíduos (todos são dotados de senso comum). Mas o senso comum é plural, variando de sociedade para sociedade e modificando-se com o decorrer dos tempos.
Existem pessoas que confundem senso comum com crença, embora sejam coisas bem diferentes. Senso comum é aquilo que aprendemos em nosso dia a dia e que não precisamos aprofundar para obter resultados, como por exemplo: uma pessoa vai atravessar umapista; ela olha para os dois lados, mas não precisa calcular a velocidade média, a distância, ou o atrito que o carro exerce sobre o solo. Ela simplesmente olha e decide se dá para atravessar ou se deve esperar. Logo, o senso comum é um ato de agir e pensar que tem raízes culturais e sociais. O senso comum inclui também conhecimentos que não são práticos. Nomeadamente, conhecimentos (embora poucoelaborados) de ideias – aquilo que em Filosofia se chama conhecimento proposicional ou “saber que”. Por exemplo: saber que (em Portugal) só se podem votar a partir dos 18 anos, saber que a lixívia debota a roupa, etc.
Por outro lado, o senso comum inclui também superstições (crenças falsas e sem qualquer justificação plausível, como por exemplo, acreditar que ver gatos pretos traz infelicidade) ecrenças não supersticiosas sobre os mais diversos aspectos da vida (convicções morais, políticas, sociais, etc., como por exemplo, acreditarem que se devem pagar as dívidas, acreditar que não se devem matar pessoas inocentes, etc.), que não têm um carácter prático.


Mais exemplos de Senso Comum:
* Quando alguém fala que não se deve chupar manga e beber leite por que faz mal, as pessoasdeixam de fazer porque acreditam que faz realmente mal, sem mesmo experimentar.
* Cortar os cabelos na lua crescente faz com que os cabelos cresçam mais rápido.
* Chá de camomila é calmante
* Cenoura faz bem pras vistas e pros cabelos

O senso comum é visto como a compreensão de todas as coisas por meio do saber social, ou seja, é o saber que se adquire através de experiênciasvividas ou ouvidas do cotidiano. Englobam costumes, hábitos, tradições, normas, éticas e tudo aquilo que se necessita para viver bem. 
No senso comum não é necessário que haja um parecer científico para que se comprove o que é dito, é um saber informal que se origina de opiniões de um determinado indivíduo ou grupo que é avaliado conforme o efeito que produz nas pessoas. É um saber imediato,subjetivo, heterogêneo e acrítico, pois se conforma com o que é dito para se realizar, utiliza várias ideias e não busca conhecimento científico para ser comprovado. O senso comum difere-se em alguns aspectos com a ciência, pois a ciência busca a verdade em todas as coisas por meio de testes e comprovações, enquanto o senso comum é utilizado antes mesmo que se saiba se o método empregado traz o que se...
tracking img