Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

ELISANGELA ADERALDO
MARIA APARECIDA DE ABREU





























TRABALHO DE DIREITO CONSTITUCIONALMARINGÁ
2012

1) Conceitue meio ambiente.
Meio Ambiente é tudo o que tem a ver com a vida de um ser ou de um grupo de seres vivos. Tudo o que tem a ver com a vida,sua manutenção e reprodução. Nesta definição estão: os elementos físicos (a terra, o ar, a água), o clima, os elementos vivos (as plantas, os animais, os homens), elementos culturais(os hábitos, os costumes, o saber, a história de cada grupo, de cada comunidade) e a maneira como estes elementos são tratados pela sociedade. Ou seja, como as atividades humanasinterferem com estes elementos. Compõem também o meio ambiente as interações destes elementos entre si, e entre eles e as atividades humanas. “Assim entendido, o meio ambiente não diz respeitoapenas ao meio natural, mas também às vilas, cidades, todo o ambiente construído pelo homem” (Neves e Tostes, 1992, p. 17). O artigo 225 da Constituição Federal Brasileira de 1988 diz:“todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever dedefendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”


2) O Direito Constitucional Ambiental no Brasil adota para a sua análise uma visão antropocêntrica, egocêntrica  ouholística?A visão adotada é a antropocêntrica.
                 A visão adotada pelo Direito Constitucional Ambiental é a antropocêntrica, porque coloca o homem no centro das discussões eda titularidade do direito, sendo o único ser capaz de respeitar as normas racionais, pois ele mesmo as originou, devendo então respeitar as normas do pertinente ao meio ambiente.
tracking img