Direito

Páginas: 2 (448 palavras) Publicado: 8 de abril de 2013
Historia do IED no Brasil

O estudo do direito brasileiro no contexto histórico, busca fazer a relação da origem, formação e evolução do correto tentando compreender o nosso direito naatualidade; auxiliar na compreensão da jurisprudência na atualidade, entendendo que o direito não é produzido aleatoriamente, mas é fruto do processo histórico, buscando até planejar estratégias futuras derelacionamentos sociais justos.
A História do Direito no Brasil não é recente. Não é recente também a história geral do direito no planeta e no atual mundo globalizado. Sendo fruto do Direitode Portugal, este que por sua vez foi influenciado pelo Direito Romano, o Direito brasileiro tem suas bases no direito-germanico, cuja primordial característica é a lei como principal fonte do direito.Diplomas legais foram reformando o Direito no curso do século XX: Código penal, legislação trabalhista, Código de processo civil, um universo de legislação fora dos códigos e finalmente,digno de nota especial, o Código Civil de 2002, que substituiu o Código de 1916. Nossa história constitucional, segundo Sílvio Salvo Venosa (2004), demonstra que nosso federalismo sempre ficou muitodistante do sistema norte-americano, no qual procurou inspirar-se. 
Nossos Estados-membros são por dependentes da União, assim como os Municípios. Atravessamos longos períodos de obscurantismo, desupressão das garantias constitucionais e de direitos individuais, na era de Getúlio Vargas e na era de domínio de governos militares, a partir de 1964. A Constituição de 1946 representou um passoavante nas conquistas democráticas, mas não teve vida muito longa.
A Constituição reconheceu a união estável do homem e da mulher sem casamento como entidade familiar, fez desaparecer a distinçãoentre filiação legítima ou ilegítima, biológica ou não; permitiu a indenização por danos exclusivamente morais, deu novos contornos à utilização da propriedade rural e urbana; reconheceu série mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • direito do DIREITO
  • Direito direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito
  • Direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!