Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Argumentação Juridica 07/03

Falácia x Argumento


· Argumentação falaciosa :

Argumento do senso comum: Raro do direito. O argumento do senso comum trás uma informaçãoque goza de consensos gerais, não sendo contestado por nenhum dos interlocutores. Trata-se de conhecimento amplo e genérico que muitas vezes não possui lastro científico, mas por estar amplamentedifundido na sociedade como um todo, tem aparência de incontestável.

Ex.: Os aposentados do Brasil que contribuíram a vida inteira para construção histórica do nosso país, passam seus dias nas filas doseguro social esperando por uma quantia irrisória (pequena) .

· Diferença entre convencer e persuadir :

. Convencer: Construir algo no campo das idéias. Quando convencemos alguém estepassa a pensar como nós.
. Persuadir - é construir algo no campo das emoções, é sensibilizar o seu interlocutor a agir conforme a ideia da qual ele se convenceu.

Ex.: Convencemos nossosfilhos de que eles precisam estudar, mas eles insistem em negligenciar seu estudo e suas tarefas escolares;
Convencemos alguém de que fumar faz mal, mas algumas pessoas ainda que convencidas disso,insistem em continuar fumando.

· Argumentos fortes (dotados de credibilidade):
Alguns argumentos possuem maior credibilidade porque trazem em si presunção de autenticidade.

Argumento deautoridade: É quando se utiliza a idéia de um pensador, estudioso ou teórico renomado como base para sua tese. Deve-se ter cuidado de não transformar a argumentação em coerção, uma vez que nem sempre oestudioso está correto.

Obs.: Deve-se indicar sempre, com perfeição e detalhes a fonte citada. O argumento de autoridade deve permitir a seus interlocutores a comprovação de sua autenticidade.

Ex.: "Assimensina o professor Fredie Didier Jr." "Este é também um entendimento do ilustre jurista Miguel Reale, a saber."

· Argumento pelo exemplo:

Busca solidificar uma regra geral com base em casos e...
tracking img