Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1244 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Propriedades Oxidantes e Redutoras
Engennharia Ambiental 1° semestre
Vinícius Dourado Policarpo da Silva
Professor:Juliana Fonseca Disciplina:Química Aplicada


1. Introdução
Força redutora deve ser interpretada como a tendência de um elemento sofrer oxidação, cedendo elétrons, provocando a redução em outra espécie química.
Força oxidante é interpretada como atendência de um elemento sofrer redução, recebendo elétrons, provocando a oxidação em outra espécie química. São transformações que envolvem a transferência de elétrons, e que ocorrem simultaneamente. Isto é, enquanto ocorre à oxidação, ocorre também a redução, e vice-versa.
É característica dos metais ceder elétrons, caracterizando-os, em sua maioria, como agentes de força redutora, eles tambémpossuem boa condutividade elétrica e de calor, geralmente apresentando cor prateada ou amarelada, um alto ponto de fusão e de ebulição e uma elevada dureza. Um metal pode ser definido também como um elemento químico que forma um aglomerado de átomos com caráter metálico. Num metal cada átomo exerce apenas uma fraca atração nos elétrons mais externos, da camada de valência, que podem então fluirlivremente, proporcionando a formação de íons positivos (ou cátions) e o estabelecimento de ligações iônicas com não metais. Os elétrons de valência são também responsáveis pela alta condutividade dos metais. Já nos não-metais, com exceção do flúor, apresentam estados tanto positivos como negativos, mas os últimos tendem a ser mais estáveis na maioria das circunstâncias recebendo elétrons,caracterizando-os, em sua maioria, como de força oxidante.

2. Experimento
Durante os experimentos, foram observadas diversas reações, anotadas por ordem de realização.
1ª parte
Após a fita de magnésio ser colocada no béquer com a água destilada e fenolftaleína, foi observado que ao redor da fita a solução tornou-se (rosa forte), e houve uma liberação mínima de gás. A reação da fita de magnésio com aágua é relativamente lenta, mas sempre reagindo.Teoricamente, há uma efervescência, constatando a liberação de H2 e forma-se uma base Mg(OH)2 que é visto pela coloração rosa do indicador Fenolftaleína.O Magnésio só reage se for exposto, e após remoção da camada superficial de óxido. Constata-se então que os resultados esperados foram obtidos, e o porquê de termos tido que lixar a fita demagnésio.
Energia de Vaporização (sublimação) do magnésio metálico, que é sólido à temperatura ambiente. Mg(s) → Mg(g)(ΔHSUB= + 148 kJ/mol). 11Mg (s) + 2H2O (l) → Mg(OH)2(aq) + H2(g) -Oxigênio causou oxidação do Magnésio, ou, o magnésio reduziu o oxigênio.
2ª parte
Essa etapa foi realizada pela professora, pois o sódio possui um alto potencial de reatividade. Quando o pequeno pedaço de sódio foiadicionado ao béquer com a fenolftaleína foi observada uma reação muito forte e rápida, onde ocorreu uma intensa liberação de vapor, e uma coloração rosada muito forte.Teoricamente, há uma efervescência, constatando a liberação de H2 e forma-se uma base (NaOH) que é vista pela coloração rosa do indicador fenolftaleína. Constata-se então que os resultados esperados foram obtidos. Energia de Vaporização(sublimação) do sódio metálico, que é sólido à temperatura ambiente. Na(s)→ Na(g)(ΔHSUB= +107,8 kJ/mol).Na + H2ONaOH + H2
As moléculas de hidrogênio e oxigênio causaram a oxidação do sódio, que é agente redutor e por isso se oxida.
3ª parte
No tubo de ensaio com solução aquosa de iodeto foi adicionado três gotas de água de cloro, então nota-se claramente a mudança de cor que ocorre de amarelopara castanho.2 KI(aq) +Cl2(aq) → 2 KCl + I2 (aq) - Iodeto é um médio agente redutor, enquanto o Cloro é agente oxidante. O iodeto oxidou e o cloro reduziu. I2(aq)+ 2e-→ 2I-(aq) E°red= +0,54 vCl2(aq)+ 2e-→ 2Cl-(aq)E°red= +1,36 v
4ª parte
Após colocado 1 mL de ácido ascórbico no tubo de ensaio foi adicionado as 2 mL de solução etanoica de iodo, nessa etapa não foi obtido coloração alguma,no...
tracking img