Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COLEGIO ESTADUAL “ATHENEU SERGIPENSE”
ENSINO MÉDIO
SERIE: 3º B
DISCIPLINA: FILOSOFIA
SEMESTRE: 2012/2
Profº: Denilson Melo Rodrigues
Aluno: Moises Dias Bomfim

FICHAMENTO

Referência bibliográfica:
Coleção Os Pensadores -Textos Escolhidos- Theodor W. Adorno Editora: Nova Cultural Ano: 1996.
Kant, I., “Resposta à Pergunta: Que é 'Esclarecimento'?” in Immanuel Kant – Textos. Seletos,ed. Vozes, Petrópolis, 1974.
_________________________________________________________________
Objeto: Compreender que o homem deve adquiri o conhecimento para melhorar o seu estilo de vida.

Objetivos: 1) Fazer o ser humano mais racional, questionar o porquê das obrigações oposta pelos superiores. 2) Fazer a humanidade mais sabia, questionando tudo que era li proposto.

Metodologia:Resposta á Pergunta: O livro foi dividido em 7 paginas, onde o autor em todas elas tenta explicar a passagem do homem da sua menoridade para a sua minoridade.
Coleção os Pensadores – Textos Escolhidos: O livro foi divido em 46 paginas, onde o autor relaciona o passado com o presente, no começo do livro ele tenta explicar como era o passado e no final relaciona o passado com o presente.

Principaisconceitos utilizados pela autora: Em Resposta á Pergunta: Esclarecimento -“Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem deservir-se de si mesmo sem a direção de outrem. (p.1)”; Humanidade –“A imensa maioria da humanidade (inclusive todo o belo sexo) considera a passagem à maioridade difícil e além do mais perigosa, porque aqueles tutores de bom grado tomaram a seu cargo a supervisão dela. Depois de terem primeiramente embrutecido seu gado doméstico e preservado cuidadosamente estas tranquilas criaturas a fim de não ousaremdar um passo fora do carrinho para aprender a andar, no qual as encerraram, mostram-lhes, em seguida, o perigo que as ameaça se tentarem andar sozinhas. (p.1)”;O Entendimento –“Se for feita então a pergunta: "vivemos agora uma época esclarecida"?, a resposta será: "não, vivemos em uma época de esclarecimento. Falta ainda muito para que os homens, nas condições atuais, tomado sem conjunto, estejamjá numa situação, ou possam ser colocados nela, na qual em matéria religiosa sejam capazes de fazer uso seguro e bom de seu próprio entendimento sem serem dirigidos por outrem. Somente temos claros indícios de que agora lhes foi aberto o campo no qual podem lançar-se livremente a trabalhar e tornarem progressivamente menores os obstáculos ao esclarecimento geral ou à saída deles, homens, de suamenoridade, da qual são culpados. (p.5,6)”; A autoridade -“Mas também somente aquele que, embora seja ele próprio esclarecido, não tem medo de sombras e ao mesmo tempo tem à mão um numeroso e bem disciplinado exército para garantir a tranquilidade pública, pode dizer aquilo que não é lícito a um Estado livre ousar: raciocinais tanto quanto quiserdes e sobre qualquer coisa que quiserdes; apenasobedecei! Revela-se aqui uma estranha e não esperada marcha das coisas humanas; como, aliás, quando se considera esta marcha em conjunto, quase tudo nela é um paradoxo. (p.7)”.
Em Coleção Os Pensadores – Textos Escolhidos; Liberdade –“DESDE sempre o iluminismo, no sentido mais abrangente de um pensar que faz progressos, perseguiu o objetivo de livrar os homens do medo e de fazer deles senhores. Mas,completamente iluminada, a terra resplandece sob o signo do infortúnio triunfal. O programa do iluminismo era o de livrar o mundo do feitiço. (p.17)”; Individualidade -A zombaria que os antigos faziam dos deuses demasiadamente humanos deixou intacto o essencial. A individualidade não esgota a essência dos deuses. Eles ainda tinham em si algo de mana, encarnavam a natureza enquanto poder...
tracking img