Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (449 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AS FASES HISTORICAS DO TRABALHO
Período escravocrata- caracterizava-se por uma relação de propriedade tendo como dono e o trabalhador como ‘objeto’. O trabalhador não tinha qualquer direito socialou trabalhista vivendo em absoluta situação de miséria.
Período feudal- caracterizava-se por um senhor feudal (empregador) esses servos (empregados). Os empregados prestavam serviços nas terras dosenhor feudais em troca de moradia, pedaços de terra para plantar e proteção. Entretanto eles acabavam pagando para trabalhar jaque deviam dar ao senhor feudal no mínimo 105 DE TUDO QUE PRODUZIAM ECOLHIAM. Nesta fase também inexistia direitos sociais ou trabalhistas.
Período das fabricas- caracterizava-se pela figura do dono da fabrica (empregador) e do proletariado (empregado). O trabalho eraexercido em condições precárias e inseguras, destacavam-se a jornada de trabalho diária que era extenso indo de cedo ate a noite e às vezes de madrugada incluindo sábado e domingo. Ganhavam oque eracombinado individualmente com os patrões e os direitos sociais e trabalhistas começavam a surgir em consequência dos inúmeros protestos e movimentos de trabalhadores que se iniciavam.
Período da revoluçãoindustrial- marcado pela chamada ‘produção em série’ o seja produção de produtos em grande escala e em pouquíssimo tempo mediante a substituição das maquinas a vapor por maquinas modernas etecnológica de ponta. Empregadores demitiam milhões de empregados para troca-los por maquinas. Esse período tem como positivo a produção em larga escala, mas tem como negativo a demissão em massa, entretantosurgem leis garantindo direitos aos trabalhista e social.
Período moderno – empresarial- é nossa fase atual, marcada por empregador (empresário) e empregado (funcionário). O trabalho na maioria éexercido em complexos pontos empresariais (empresas). Destacando a proteção legal social e trabalhista dos empregados garantidos principalmente pela C.F. 88 e a C.L.T. Tendo como principal direito um...
tracking img