Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1005 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
REVISÃO CIÊNCIA POLÍTICA

1. Discuta a frase “os fins justificam os meios”.
R – Trata-se de uma frase atribuída a Maquiavel, em sua obra “O Príncipe”. De acordo com ela, somente aos chefes de Estado esta frase e aceitável, pois a pratica deste principio de agir, violando as normas jurídicas, morais, políticas e econômicas, deveria ocorrer apenas e tão somente em certas conjunturasespeciais de perigo da ordem e da paz publica na comunidade.
 
1. Explique a linha de raciocínio do contratualismo.
R- O contratualismo ou doutrina do pacto social, e uma corrente de pensadores que busca explicar a origem do Estado, a partir de um acordo racional entre os indivíduos. Este acordo ou pacto coloca fim ao estagio natural e garante o direito natural (jus naturalismo) dapropriedade e da vida dos indivíduos. Seus principais teóricos expoentes são Hobbes, Locke e Rousseau.
 
 
1. Discuta a frase “o homem e lobo do homem”.
R- A frase e de Hobbes e reflete o estagio de natureza de guerra segundo o autor, onde predominava a “luta de todos contra todos” e da infelicidade humana, porque cada um e governado pela sua própria razão e todos se sentempoderoso e perseguido. Nessa circunstancia a melhor estratégia de defesa e o ataque. A solução para este impasse e a criação do Estado (Leviatã) a partir do contrato de todos os homens. Assim através do pacto de submissão jurídico e da espada os homens são forcados ao respeito; o medo e a guerra são substituídos pela paz e esperança. Mas os súditos não podem contestar o poder de decisão do soberano, anão ser em ocasiões em que este ultimo se negue a preservar a vida dos súditos e o direito de propriedade.
 
1. Discuta a frase “o homem nasce livre, mas em todas as partes encontra-se acorrentado”.
R- Esta frase e de Rousseau e encontra-se em sua obra “Origem das Desigualdades entre os Homens”. Segundo o pensador, o estagio natural - período anterior a fundação do Estado era de totalfelicidade do homem. Com o surgimento da propriedade privada, o homem foi corrompido e escravizado, juntamente foi fundado o contrato social entre os proprietários (ricos contra os pobres), um pacto ilegítimo, porque foi estabelecido entre parte dos indivíduos e não entre todos, não sendo um pacto que refletiu a vontade geral. O pacto ilegítimo veio acorrentar o homem que era livre. Como solução,Rousseau propõe o pacto legitimo ou o acordo da vontade geral entre os homens para resgatar a liberdade natural do homem que havia sido perdida.
 
1. Explique a natureza do “principio da resistência” para Locke.
R- Segundo o autor, o objetivo do contrato social era preservar a propriedade e direito a vida e a liberdade. O “Direito de Resistência” e um direito legítimo do povo,podendo ser utilizado apenas quando o Governante praticar a opressão e tirania ou estiver em “estado de guerra” contra a sociedade indo alem do direito, visando o interesse próprio e não o bem publico em comum. Nesse caso, o povo tem o direito legitimo de depor o Governante e colocar outro em seu lugar, que respeite as clausulas do contrato social.
 
1. Descreva as diferenças entre democraciae ditadura.
R.Ditaduras: suspensão da liberdade, Constituições outorgadas, o poder é mais concentrado, sem delegações. A democracia há liberdades civis, sem limitação, liberdade de imprensa e de crença, sendo o poder desconcentrado e mais delegações.
 
1. Qual a diferença entre Política e Ciência Política?
R. Ciência política é o conhecimento da política, estudo científico dopoder do Estado, enquanto política é a realidade, o poder e dominação em si.
 
1. Discuta a frase: “modelo é uma cópia fiel da realidade”.
R.Não, é apenas uma aproximação.
 
1. Explique as funções do Executivo e Legislativo.
EXECUTIVO:
R.Para concorrer ao cargo de Presidente da República:
• ser brasileiro nato
• ter a idade mínima de 35 anos,...
tracking img