Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1953 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Filosofia no Direito:
Trata da dogmática jurídica em seus planos interno e externo, a partir de propostas de reconstrução do pensamento crítico a respeito das possibilidades da Filosofia Jurídica como prática da resolução dos problemas atuais referentes ao trato das diferenças e identidades culturais.
Tem como objetivo analisar as noções teóricas essenciais deFilosofia e de Direito para a compreensão das relações entre direito, ética, justiça e sociedade bem como suas influências na prática cotidiana das atividades jurisdicionais e extrajudiciais.
A filosofia irá nos dizer, qual a razão do direito. Pois como somos sabedores, sem a razão, e sem o uso e finalidade desta não saberemos jamais a finalidade do direito. Eis porque a filosofia caminha junto com odireito, mesmo porque a sua origem é grega e coincidentemente a filosofia também tem sua origem na Grécia, como defende de forma patente Haiddeger, em seus escritos sobre o conceito de filosofia.
A filosofia irá buscar as causas do direito, para então interpretar à luz da realidade, da vida, dos acontecimentos do cotidiano. Contudo, não podemos perder de vista que é no cotidiano que os fatos serevelam. A realidade dos fatos é mais forte que a ficção jurídica. Daí entender que a filosofia analisa os fatos, questiona a razão do direito e auxilia o fenômeno jurídico na persecução do ideal da justiça.
Economia no Direito:
A relação entre economia e direito existe desde que o homem passou a viver em sociedade. Porém essa relação passou a ser estudada de forma sistemática, a partir do séculoXVIII com Adam Smith. Hoje, diversos centros de estudos e universidades se dedicam a estudar as relações entre economia e direito.
Uma boa regulamentação de mercado e uma legislação clara, objetiva e simples são fundamentais para o desenvolvimento de uma economia de mercado. Sem direitos de propriedade bem - definidos, é muito difícil a realização de trocas e, portanto, o desenvolvimento econômico.Pela tão estreita ligação entre economia e direito e o fato de ao direito estar dada a incumbência de organizar a ordem social e se dentro da ordem social inclui-se também, a economia.

Historia no Direito:
O notável orador romano Marco Túlio Cícero mencionava a importância da história na vida do ser humano dizendo que ‘aquele que desconhece a história toda a vida será criança. Ou seja, semconhecermos o passado não podemos acumular experiências e atingirmos a maturidade.

A História, por se tratar de uma ciência universal, atinge a todas as modalidades de conhecimentos científicos, desde a Sociologia até a Física. Tendo em vista que a ciência é o acumulo de conhecimentos de teses de pesquisadores ao longo do tempo.

O direito não se exclui do estudo sob uma visão histórico.A história se mostra importante para o Direito no momento em que serve como conhecimento e acumulo de experiências passadas, possibilitando uma ampliação das analises de situações jurídicas e na interpretação dos textos normativos. Nesse entendimento, é necessária a defesa da importância da história para o Direito, tendo em vista que a busca pela praticidade e celeridade não pressupõe avalorização dos institutos e o conhecimento teórico.
Diversos juristas defendem que o Direito não pode estar apenas vinculado ao estudo das normas, em detrimento do positivismo jurídico. Como ciência não pode estar isolado de outras disciplinas que o possam complementar. A história tem papel fundamental para a compreensão de fundamentos das normas em vigor. O jurista Oliver Wendell Holmes disserta que “Oestudo racional do direito é ainda, em larga medida, o estudo da história. A história deve ser uma parte desse estudo porque sem ela não podemos saber o objetivo preciso das regras que é nossa obrigação conhecerem. È uma parte do estudo racional porque é o primeiro passo para o ceticismo esclarecido, isto é, para o reexame deliberado do valor das normas.”

O notável jurista Ives Gandra da...
tracking img