Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria da Empresa – Alberto Asquini

Para se chegar a uma Teoria de Empresa ou o que seria uma empresa, o comércio passou por muitas transformações, começando na antiguidade onde o comércioera realizado através de trocas entre pessoas para realizarem tais objetivos, com o aumento dessas trocas deu-se então início aos primeiros comerciantes, onde realizavam suas vendas em um ofício,sendo que todos que realizassem o comércio deveriam ser matriculados nessas corporações, pois só assim seriam considerados comerciantes e ter acesso ao tribunal do comércio, essa fase foi chamada deTeoria Subjetiva. Porém como nem todas as atividades dos comerciantes eram absorvidas pelo exercício do comércio, dá-se inicio a uma nova teoria, chamada como Teoria dos Atos de Comércio, tendo como baseo código mercantil napoleônico, nessa teoria se considerava comerciante, todo aquele que realizassem atos de comércio, seria essa a teoria objetiva. Foram com essas atividades organizadas em massa quese deu início a uma Teoria de Empresa.
A Empresa em termos econômicos, são atividades econômicas organizadas de meios ou fatores de produção, quem tem como objetivo a lucratividade. Aprincipal dificuldade da empresa seria de conceitua-la o que ela seria realmente, sendo com o jurista italiano Alberto Asquini que deu resposta a essa dificuldade, diz ele não existir um conceito concreto doque seria a empresa, mas que podemos estuda-la de acordo com o que ele define de quatro perfis para a empresa, como sendo subjetivo, objetivo, funcional e corporativo.
O perfil Subjetivo em suaanálise seria o estudo da pessoa que exerce a empresa, o dono da empresa ou até mesmo a pessoa jurídica, pessoas que exercem atividades empresariais, são pessoas que exercem essas atividades em seupróprio nome, assumindo assim os riscos que vierem a ocorrer.
O perfil Objetivo esta relacionado para os bens que a empresa contém, são esses bens que os empresários usam para suas devidas...
tracking img