Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1161 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo Dirigido de Embriologia

1) Explique o ciclo ovariano – desenvolvimento dos folículos ovarianos, ovocitação e formação do corpo lúteo.
Ocorre em três etapas:
1ª – Desenvolvimento dos folículos ovarianos: folículo primordial (circundado por uma única camada de células planas ou pavimentosas em um único estrado) à folículo primário (aparecimento dos grãos de vitelo no citoplasma; ascélulas foliculares se tornam cúbicas ou cilíndricas e começa a se formar a zona pelúcida entre o ovócito e as células foliculares) à folículo em crescimento (constituído de várias camadas de células foliculares) à folículo secundário (o folículo adquire uma forma ovoide e o ovócito ocupa posição excêntrica; ocorre o surgimento de uma cavidade entre as células foliculares, chamada de antro) à folículomaduro (o antro atinge o seu tamanho máximo e o folículo faz saliência na superfície do ovário)
2ª – Ovocitação: ruptura do folículo maduro com liberação do ovócito
3ª – Formação do corpo lúteo: formado a partir dos remanescentes do folículo que não degeneram

2) Explique os processos de ovocitogênese e espermatogênese (onde ocorrem e as etapas de transformação das células).
A ovocitogêneseé o processo de formação do gameta feminino, que ocorre no ovário. Células germinativas primordiais (2n) se transformam em ovogônias (2n), que por sua vez sofrem mitose, formando ovócitos primários (2n). Os ovócitos primários passam pela meiose I e formam os ovócitos secundários (n) que são eliminados do ovário durante a ovocitação. Após a fecundação do ovócito secundário, ele passa pela meiose IIforma a ovótide. A ovótide passa por uma diferenciação celular e se transforma em óvulo.
A espermatogênese é o processo de formação do gameta masculino que ocorre nos testículos. Células germinativas primordiais (2n) se transformam em espermatogônias (2n) que por sua vez sofrem mitose, formando os espermatócitos primários (2n). Os espermatócitos primários passam pela meiose I e formam osespermatócitos secundários (n), que passam pela meiose II formando as espermátides (n). As espermátides se transformam em espermatozóides (n).

3) O que é capacitação espermática?
É o processo de ativação espermática que ocorre dentro do sistema reprodutor feminino (no útero ou nas trompas uterinas), através da modificação e da remoção de proteínas e glicoproteínas, especialmente na região doacrossomo.

4) Defina reação acrossômica e qual a sua importância na fecundação.
A reação acrossômica é o processo de fusão da membrana plasmática do gameta feminino (ovócito secundário) com o espermatozoide, com liberação de enzimas da região acrossômica do espermatozoide.
A importância desse processo na fecundação se dá pelo fato de que as enzimas liberadas permitirão que o espermatozoide atravessea zona pelúcida e a corona radiata e, finalmente, penetre no ovócito secundário.



5) Quais são as etapas da fecundação?
1ª – Contato do espermatozoide com o ovócito
2ª – Penetração do espermatozoide na corona radiata
3ª – Penetração do espermatozoide na zona pelúcida
4ª – Fusão das membranas plasmáticas do espermatozoide e do ovócito
5ª – Formação e fusão dos pronúcleos feminino emasculino

6) Como ocorre a formação dos blastômeros e qual o nome desse processo?
A formação dos blastômeros ocorre através da divisão mitótica que ocorre no zigoto. Esse processo é denominado clivagem.

7) O que é morulação?
Morulação é o processo de clivagem sequencial dos blastômeros que dá origem à mórula (a mórula possui de 16 a 32 células).

8) O que é blastulação? Quais as estruturasformadas a partir desse processo?
É o processo de formação do blastocisto. A partir desse processo são formados o embrioblasto e o trofoblasto, que são separados pela cavidade blastocística.

9) O que é nidação? E qual a importância do sinciciotrofoblasto nesse processo?
Nidação é o processo de implantação do blastocisto no endométrio. O sinciciotrofoblasto produz enzimas proteolíticas que...
tracking img