Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (997 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ntrodução
O presente trabalho tem como objetivo analisar as principais mudanças do Direito Comercial e Direito da Empresa, e abordar o conceito de Empresa e Empresário.
Hoje os empresários eempresas tem uma grande influência econômica na sociedade, e umas das principais atividades econômicas na produção e serviço.


Mudanças do Direito Comercial e Direito da Empresa

No início dacivilização, os grupos sociais procuravam bastar-se a si mesmos, produzindo material de que tinham necessidade ou se utilizando daquilo do que poderiam obter facilmente da natureza para a suasobrevivência – alimentos, armas rudimentares, utensílios. O natural crescimento das populações, com o passar dos tempos, logo mostrou a impossibilidade desse sistema, viável apenas nos pequenos aglomeradoshumanos. Passou-se, então, à troca dos bens desnecessários. Com a evolução, o mecanismo de troca em espécie foi se tornando cada vez mais difícil, surgindo á mercadoria padrão, como os animais e metaispreciosos, servindo como denominador comum do valor para facilitar a troca (Fenícios), com a mesma característica da moeda. Desta forma evolui-se da economia de troca para economia de mercado, onde oprodutor não mais produz o seu produto para troca e sim para venda.
No fim da Idade Média surge o Direito Comercial com o desenvolvimento mercantil. Nas civilizações antigas existiam regrasrudimentares, ou seja, sem normas jurídicas, mesmo na Roma antiga não houve um direito especializado para regular as atividades mercantis, podemos dividir a historia do direito comercial em quatro períodos:
1ºperíodo: O Direito Comercial é o direito aplicável aos integrantes de uma especifica corporação de oficio, os comerciantes.
2º período: surge o processo de unificação nacional da Inglaterra e daFrança, onde houve a uniformalização das normas jurídicas sobre a atividade econômica. Neste período surgem as sociedades anônimas.
3º período: inicia-se com a codificação napoleônica, com o Código...
tracking img