Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6024 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
Após mais de uma década da implementação do regime de metas de inflação como um regime monetário ''pioneiro'' por Nova Zelândia, Chile, Austrália e Canadá, mais de 20 países vieram a adotar tal regime monetário,1 sendo este considerado por muitos como um regime monetário ideal. Nesse sentido, a popularidade deste mecanismo de política tem aumentado, tanto pelo aumento do número depaíses que o adotam como pelo número crescente de economistas que o indicam como principal meio de manter a inflação em um nível baixo e estável, como, por exemplo, Taylor, J., Fischer, S., Freedman, C. e King, M. (ver Federal Reserve Bank of Kansas City (1996)).
Nesse contexto, ao descrever as vantagens de tal regime monetário, os seus adeptos enfatizam que um regime de metas de inflação podeapresentar uma maior transparência de objetivos de política monetária, que, por sua vez, pode implicar em um aumento da credibilidade da política monetária, o que é consideravelmente desejável para fins de performance macroeconômica. Assim, a principal questão envolvida na discussão da eficiência do regime de metas de inflação a fim de estabilizar a inflação a níveis baixos parece estar relacionadaaos possíveis ganhos de credibilidade à política monetária que esta possa implicar.
Diante disso, o objetivo central do presente artigo é estimar a credibilidade da política monetária no Brasil para as últimas duas décadas, dando um enfoque prioritário às possíveis variações de credibilidade incorridas a partir da implementação do regime de metas de inflação em 1999. Para tanto é utilizada umadefinição simples e familiar de credibilidade seguindo Razzak (2001), onde define-se que o Banco Central tem credibilidade se não explorar otrade-off de curto prazo entre inflação e produto. Nesse contexto, seguindo Lucas (1972, 1973), a utilização de tal relação só implica em algum resultado real se não for antecipada, logo a utilização de tal trade-off por si só seria um indicativo que o BancoCentral teria se desviado dos seus alvos expostos aos agentes econômicos. Dessa forma, pode-se resumir tal definição de credibilidade de política como o grau de confiança que os agentes tem de que o trade-off entre inflação e produto no curto prazo não será usado.
Ao mesmo tempo, como demonstrado primeiramente por Lucas (1973), a magnitude do trade-off entre inflação e produto eleva-se quando estenão é utilizado pela autoridade monetária. Logo, a mensuração da própria magnitude de tal trade-off vem a ser uma medida plausível para a não exploração de tal relação, e, como conseqüência imediata, para a credibilidade de política monetária. Nesse sentido, tal relação entre o uso dotrade-off entre inflação e produto e a sua magnitude é corroborada pela tradição Novo Keynesiana embora sob umainterpretação causal distinta, como pode ser observado em Ball et alii (1988). Sendo assim, independentemente da tradição a ser seguida (Novo Clássica ou Novo Keynesiana) a mensuração de credibilidade aqui utilizada mantêm-se teoricamente aceitável.
Sob um ponto de vista metodológico busca-se aqui conduzir estimações do modelo de Lucas (1973) para o Brasil para o período 1980.1-2002.8, com dadosmensais, obtendo uma medida para o trade-off entre produto e inflação. Nesse sentido, são inseridas ao modelo dummies iterativas para captar as variações de credibilidade em dois momentos específicos do tempo, o Plano Real, em 1994, e a adoção do regime de metas de inflação, em 1999. Por fim, uma série mensal para credibilidade de política monetária é construída a partir da condução do filtro de Kalmanà regressão estimada, de forma a ser possível verificar pontualmente as variações de credibilidade no período considerado.
Assim, o presente trabalho se divide da forma como se segue: No próximo tópico é realizada uma breve descrição do modelo a ser estimado, referente a Lucas (1973). O terceiro tópico apresenta as estimações e apresentação dos resultados. O último tópico reserva-se às...
tracking img