Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (589 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
superficiais, alienantes ou autoritárias que acabam por gerar uma idéia equivocada de se achar que o ser humano é aquilo que consome.







O SER HUMANO E O CONSUMO
     
O serhumano é um ser de desejos e necessidades. Portanto o ser humano não vive só pela necessidade, também deseja coisas. E fundamentalmente deseja ser reconhecido pelas outras pessoas. O grande desafio étentar entender quais são os mecanismos de reconhecimento na sociedade.

     Nas sociedades antigas, por exemplo, ser honrado era um valor importante para ser reconhecido como uma boa pessoa. Nasociedade da cultura de consumo de hoje, você é reconhecido pelo seu padrão de consumo. Eu desejo ser reconhecido, então para isso eu preciso comprar as coisas que não são necessárias para a sobrevivênciaimediata, mas são necessárias para ser reconhecido. Então aí aparecem tênis caros, celulares e carros sofisticados que as pessoas passam a desejar. Com isso, o que o capitalismo faz é fomentar essedesejo de consumo, reforçando a idéia de classificação de pessoas por padrão de consumo. Então os pobres, além de não terem acesso a uma vida boa, eles também têm outro problema: são frustrados no desejode reconhecimento


Lemos, com freqüência, que as tecnologias estão provocando profundas mudanças em todas as dimensões da nossa vida. Elas vêm colaborando, sem dúvida, para modificar omundo. A máquina a vapor, a eletricidade, o telefone, o carro, o avião, a televisão, o computador, as redes eletrônicas contribuíram para a extraordinária expansão do capitalismo, para o fortalecimento domodelo urbano, para a diminuição das distâncias. Mas, na essência, não são as tecnologias que mudam a sociedade, mas a sua utilização dentro do modo de produção capitalista, que busca o lucro, aexpansão, a internacionalização de tudo o que tem valor econômico.


 O FASCÍNIO PELAS TECNOLOGIAS
As tecnologias viabilizam novas formas produtivas. As redes de comunicação permitem o processo...
tracking img