Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
- Disciplina: Teoria da argumentação –
Resumo dos capítulos XI e XII


Capítulo XI – Argumentação fraca: fuga e senso comum.
Argumentar pelo senso comum não é, claro, a melhor técnica jurídica. Mas haverá momentos em que será necessário enunciar o obvio na progressão discursiva.
Aqui o autor fala sobre vários tipos de argumentação: A argumentação corriqueira, o argumento de senso comum eargumento de fuga. Os argumentos de senso comum e o argumento de fuga não figuram como os mais importantes da argumentação jurídica, mas são sem dúvida comuns desde que representem verdadeira intenção do argumentante, servem no mínimo para estabelecer boa coerência, prolongando um argumento mais importante e complexo ou, ao contrário, desviando a atenção daquilo que não interessa que ointerlocutor compreenda profundamente; A partir desse estudo, as premissas da argumentação rompem com o critério da verdade ou falsidade, substituindo-o pela verossimilhança. Ou seja, o conhecimento jurídico deve preocupar-se com os meios de sustentar determinada decisão como sendo a mais justa, equitativa, razoável, oportuna ou conforme o direito em face de outras decisões igualmente cabíveiscompatibilizadas com a ética oriunda das opiniões do senso comum.
 O conhecimento do senso comum:
- Empírico
- Aprendido, vivenciado pelo próprio indivíduo ou antepassados
- Produto de experiências do cotidiano
- Legitimado pela tradição
- Transmitido por gerações
Síntese: trata-se de conhecimento válido, comprovado para alguns casos e é tomado como base para ampliação do conhecimento científico. Mas, élimitado às experiências realizadas e nem sempre pode ser generalizado. Exemplo de Senso Comum: Cortar os cabelos na lua crescente faz com que os cabelos cresçam mais rápido.
Capítulo XII - Quando a linguagem é argumento.
Predisposição à argumentação.
Para que exista a argumentação efetiva é necessário que alguém se disponha a discursar e, evidentemente, outra pessoa coloque-se na disposiçãode escutar; Quando alguém se predispõe a escutar uma argumentação, o faz porque pode mudar seu ponto de vista, aceitando aquilo que lhe é transmitido pelo discursante, ou concordar diretamente com ele, se ambos já compartilhavam da mesma visão sobre o assunto discutindo ou apresentado.Para se alcançar bons níveis de atenção do interlocutores existem várias técnicas:
Para o orador: uma roupaapresentável, gestos firmes e adequados, entonação de voz pertinente, um recurso mais extravagante é a simulação de um improviso bem planejado etc.
Para o texto escrito: utilização de um bom papel, impressão limpa, fontes maiores que permitam a leitura mais cômoda, subtítulos que mostrem ao leitor qual o assunto tratado nas linhas seguintes, etc.
Para iniciar um discurso e deixa-lo mais atraente énecessario o bom uso da linguagem, pois esse é o mais eficiente modo de chamar atenção do leitor e deixa-lo atento ao discruso que por meio de palavras se expressa. A seleção das palavras, e uma forma de expor o raciocínio procura ordem e harmonia.
• Palavra
Todo dircuso tem um fundo cognitivo, ou seja, de excercer um pensamento justo, de revelas informações, noções a espeito da realidade. Essediscurso é feito de palavras, e a palavra evidentemente informa por que é meio de produção de conhecimento; A apreensão de novas palavras, nesse contexto, implica a apreensão de novos raciocínios antes de significar, sem dúvida, um novo recuso para expressa-se com maior clareza. Quando um leitor consulta um verbete no dicionário, vocábulo cujo desconhecia o significado, não acrescentou somente umanova palavra para epressa-se, mas, principalmente somou o conceito que aquele novo termo traz consigo.
• Conteúdo e forma
O argumento de competência linguística é aquele em que o conteúdo e a forma misturam-se para levar à persuasão. Todo discurso é transmitido por meio de palavras, por isso a boa escolhas delas misturando-se com um rico conteúdo, resulta em uma argumentação excelente que a...
tracking img