Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (736 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundamentos de Direito Quais Constituições o Brasil teve até hoje e as principais característica de cada uma delas.
A Constituição é a lei fundamental e suprema de um Estado, que contém um conjuntode normas reguladoras referentes, entre outras questões, à forma de governo, à organização dos poderes públicos, à distribuição de competências e aos direitos e deveres dos cidadãos. O Brasil tem nasua história sete constituições, uma no período monárquico e seis no período republicano. As mudanças constitucionais, em geral, ocorrem no contexto de importantes modificações sociais e políticas dopaís. 

CONSTITUIÇÃO DE 1824 – Primeira Constituição do país, outorgada por dom Pedro I. Mantém os princípios do liberalismo moderado. 

Principais medidas – Fortalecimento do poder pessoal doimperador com a criação do Poder Moderador acima dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. As províncias passam a ser governadas por presidentes nomeados pelo imperador. Eleições indiretas ecensitárias, com o voto restrito aos homens livres e proprietários e condicionado ao seu nível de renda. 

Reformas – Ato Adicional de 1834, que cria as Assembléias Legislativas provinciais. Legislaçãoeleitoral de 1881, que elimina os dois turnos das eleições legislativas. 

CONSTITUIÇÃO DE 1891 – Promulgada pelo Congresso Constitucional que elege Deodoro da Fonseca presidente. Tem espírito liberal,inspirado na tradição republicana dos Estados Unidos. 

Principais medidas – Estabelece o presidencialismo, confere maior autonomia aos estados da federação e garante a liberdade partidária. Institui eleições diretas para a Câmara, o Senado e a Presidência da República, com mandato de quatro anos. O voto é universal e não-secreto para homens acima de 21 anos e vetado a mulheres,analfabetos, soldados e religiosos. Determina a separação oficial entre o Estado e a Igreja Católica e elimina o Poder Moderador. 

CONSTITUIÇÃO DE 1934 – Promulgada pela Assembléia Constituinte durante o...
tracking img