Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
27. A vela e o barbante 
Objetivo: Tomar consciência da aliança entre si, o outro e Deus. |
Participantes: 7 a 15 pessoas

Tempo Estimado: 20 minutos

Material: uma Bíblia, barbante, velas paratodos os integrantes e mais uma para ser colocada no centro do grupo.

Descrição: Todos deverem estar na forma de um círculo, e no centro do círculo, numa mesa, coloca-se a Bíblia, junto com umavela acesa. A Bíblia deve estar amarrada com o barbante, e este, deve ter sobra suficiente para amarrar as velas de todos. Cada pessoa, com uma vela vai ao centro do círculo, passa o barbante em voltade sua vela, acendendo-a, e em seguida, entrega à ponta do barbante para outra pessoa, que circulará sua vela, também acendendo-a, e assim sucessivamente. Quando todos estiverem enlaçados pelobarbante, lê-se a passagem do Evangelho de João, capítulo 8, versículo 12 - "Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas, mas possuirá a luz da vida". Ao final, todos partilham o sentido dadinâmica, tentando relacioná-la com o texto bíblico proposto.
Luz versus medo |
Para aplicar essa dinâmica aconselho que CLIQUE AQUI e leia o artigo: Dinâmica de grupo - Trabalhar o texto |Material: uma vela para cada participante, fósforo ou isqueiro e 2 bexigas (bola inflável). 

Encha as duas bexigas e deixe escondidas; você vai precisar de um ajudante para estourá-las no momento combinado,sem que os outros saibam. 

A sala precisa estar completamente escura. 

Conduza os participantes a fazerem silêncio e diminuirem a agitação. Quando a sala estiver quieta, o ajudante estoura abexiga. Acenda uma vela, mostre a causa do barulho e pergunte quem se assustou e porque. 

Direcione a conversa para o valor da luz, pois quando estamos nas trevas até mesmo uma coisa simples como umabexiga estourando nos assusta. 

Compare com Jesus ser a luz da nossa vida. Chame a atenção dos participantes para a iluminação; quem está em destaque, quem está no escuro, se todos podem ver...
tracking img