Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1794 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O enfoque é sublinhar a relação entre a crença predominante e a organização externa.
Primeiro passo é discutir a situação do consenso na sociedade libaral como meio de revelar os paradoxos centrais de uma ideologia dominante.
A argumentação nos leva para as raizes desses paradoxos em uma forma singular de hierarquia social.
A compreensão proposta da interação entre compromisso eexperiência sob o liberalismo perimite uma reinterpretação do lugar do direito na sociedade liberal, e essa reinterpretação por sua vez, faz avançar nossa percepção do modernismo.

Consenso

A comparação de formas de vida social sugeriu que o tema central da consciência e da existência na sociedade liberal fosse um conjunto peculiar de interdependência entre três fatores.
1. Amultiplicação de grupos significativos, com a diminuição da aréa de vida individual dominada por cada grupo;
2. É o desaparecimento de uma distinção nitida entre estranhos e participantes, a ordem social transformou-se em associações de interesse que joga com a necessidade que os homens têm de aprovação mutua;
3. Os ideais se opõem à atualidade.
Sendo observado como um todo, esses aspectos da sociedadeemprestam nova urgêrcia à questão de como pessoas com ponto de vista discordantes sobre o que é o bom e a realidade podem viver em paz umas com as outras e consigo mesma.
Somente a paz não basta, a sociedade deve ser criada de modo a ser capaz de uma justificativa aos olhos de seus membros. Sem esssa justificativa, uma vida comum, vivida em obediência às conversões de sua època e lugar, perde aseguraça avassaladora com quem conta quando os costumes sociais parecem abarcar a necessidade natural ou o direito sagrado.
Em consequência, a experiência da arbitrariedade ou falta de sentido da existência invade as rotinas das pessoas (trabalho, família, lazer,...) rotinas que anteriormente haviam sido esteios contra essa mesma experiência.

Com isso surge o marco da sociedade modernidade(liberalismo), atributos definidores, o universalimos, a associação de interesses e a alienação dos ideais da atualidade apresentam dois principais efeitos sobre o consenso. Eles põem em perigo a possibilidade de acordo amplo, coerente, concreto e inteso, sobre a correção ou a excelência dos esquemas sociais, mais importante ainda, eles minam a disposição de aceitar o fato do acordo como indíciode que se descobriu o bom ou o correto.
O universalimo da sociedade liberal reside exatamente na sua tendência em multiplicar o número e diminuir a importância individual dos agrupamentos em que cada um vive, ex: distribuição de tarefas antes concentrada somente nas famílias. Os individuos expoem apenas uma parcela limitada de sua humanidade aos seus semelhantes, compartilahando determinadosobjetos ou interesses, mas não conseguem transformar seus grupos em comunidades.
Pois a primeira regra da comunidade é a capacidade de perceber e lidar com os outros como pessoas integrais e não como ocupantes de cargos (interesses), e a segunda é a participação conjunta em um universo comum.
A substituição da sociedade tribal e da honra aristocrática pelos laços do interesse e da aprovação constituioutro aspecto do mesmo movimento desagregador. As pessoas por faltar o dom da comunidade, só conseguem se manter juntas e em seus lugares pela necessidade de usarem-se umas às outras como meio de satisfação de seus proprios desejos.
Com isso podemos dizer que se aplica o conceito proferido por maquiavel, no dizer que, a natureza humana seria essencialmente má e os seres humanos deveriam obter osmáximos ganhos a partir do menor esforço, apenas fazendo o bem quando forçados a isso (ou visando interresse proprio).
Com isto caimos num enigma com que nos comfrontamos ao tentar enteder a experiência essencial da modernidade. Como pode haver, então, conseso sem autoridade, estabilidade sem crença e ordem sem justificativa?

Hierarquia

Estratificação: distribuição hierarquica de...
tracking img