Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic] UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA















PLATÃO





















BAHIA
2011
Dalbert Junqueira Ayres Silva
Bacharelado em DireitoPLATÃO











Trabalho apresentado ao Departamento de Ciências Humanas da Universidade Estadual do Sudoeste daBahia campos de Vitória da Conquista.
Curso:Bacharelado em Direito
Profº. João DiogeneBAHIA
2011

Platão e o seu pensamento político


Até chegarmos ao modelo político de sociedade visto hoje em nossa sociedade, tivemos um longo percurso no decorrer da história.Muitos pensadores de um passado distante sempre estiveram em busca de tal sistema alocado de uma forma perfeita. Nesse contexto encontramos o filósofo Grego Platão.
Baseado na interpretação domito da caverna, uma exemplificação de como podemos nos libertar da condição de escuridão que nos aprisiona através da luz da verdade. Platão imagina uma cidade utópica, a Callipolis. Uma cidade que nãoexiste, mas que deve ser o modelo da cidade ideal. Partindo do princípio de que as pessoas são diferentes e por isso devem ocupar lugares e funções diversas na sociedade, Platão imagina que o Estado,e não a família, deveria se incumbir da educação das crianças. Para isso, propõe estabelecer-se uma forma de comunismo em que é eliminada a propriedade e a família, a fim de evitar a cobiça e osinteresses decorrentes dos laços afetivos, além da degenerescência das ligações inadequadas. 
Para ele, um dos problemas mais cruciais na questão política, é que todos os homens se acham extremamentecapazes de exercer, com a devida competência, a prática dessa ciência, ou seja, todos se sentem aptos a fazer política, sem entender que se trata de uma arte especial e destinada a poucos. Para Platão,...
tracking img