Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (543 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO: Direito Noturno
DISCIPLINA: Teoria Geral do Estado

Resenha Crítica do filme:
DAENS: um grito de justiça



filme Daens: Um grito de justiça foi lançado no ano de 1993. Tevecomo diretor Stijn Coninx que além de diretor também é produtor. Dirigiu e produziu entre outros filmes, Visões da Europa, em 2004.
O filme passa na pequena cidade de Aalst, na Bélgica, porvolta do final do século XIX. Ali se inicia as primeiras rebeliões dos trabalhadores da Indústria por melhores condições de trabalho. Nesta época, ainda não havia leis que garantiam os direitostrabalhistas e o papel da igreja como doutrina social era muito importante para a sociedade. As pessoas de lá eram condenadas a miséria absoluta por conta dos baixos salários que recebiam.
Mulheres ecrianças também eram obrigadas a trabalharem em condições precárias. Porém a vida social da cidade começa a mudar com a chegada do padre Daens, que se instala na mesma morando na casa de seu irmão,dono de um jornal local. Assim, o padre começou a publicar artigos se colocando contra o sistema político da época, inspirando os trabalhadores a lutar por seus direitos.
Sendo assim, asrelações de trabalhos se modificaram. Muitos camponeses migraram de suas terras para procurar emprego nas grandes fábricas da época. O trabalhador passou a ser dono apenas de sua força de trabalho, quevendia por condições desfavoráveis, em troca de salário. Desenvolveram-se então, uma oposição entre os empresários industriais, donos dos meios de produção das fábricas contra os operários urbanos. Algunsgrupos de operários chegaram a invadir as fábricas e quebraram máquinas, por conta do desespero e da miséria.
Com o auxilio do padre Daens, a população começou a perceber que eles nãodeveriam lutar contra as máquinas, pois de nada elas eram culpadas, mas deveriam lutar contra o sistema de injustiças criado pelo capitalismo industrial. Então com a criação das organizações operárias,...
tracking img