Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2978 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Ciência Política
Curso de Bacharelado em Direito
Turno: Noite
Acadêmica: Adriana Ramos
Registro Acadêmico: 0207609

Leviatã

Thomas Hobbes

O PRÍNCIPE
Nicolau Maquiavel
1ª edição brasileira: janeiro de 1990.
Livraria Martins Fontes Editora Ltda.

Capítulo I
DE QUANTOS TIPOS SÃO OS PRINCIPADOS E DE QUE MODO SE ADQUIREM
“Os domínios assim formados estão habituados ou aviver sob um príncipe ou a ser livres. E se adquirem ou com armas de outrem, ou com as próprias, graças à fortuna ou à virtú.” Página 4.

Capítulo II
DOS PRINCIPADOS HEREDITÁRIOS
“Com a antiguidade e a continuidade do poder, apagam-se as lembranças e as razões das alterações; pois sempre uma mudança deixa preparadas as fundações da outra.” Página 6.

Capítulo III
DOS PRINCIPADOS MISTOS“Pois, por mais que alguém disponha de exércitos fortes, sempre precisará do apoio dos habitantes para penetrar numa província.” Página 8.

“Quem deseja conservar suas conquistas deve ter em mente duas precauções: uma é extinguir o sangue do antigo príncipe; outra é não alterar suas leis e impostos.” Página 9.

“Daí se há de observar que os homens devem ou ser mimados ou aniquilados, porque, se éverdade que podem vingar-se de ofensas leves, das grandes não o podem; por isso, a ofensa que se fizer a um homem deverá ser de tal ordem que não se tema a vingança.” Página 10.

“Pois os romanos fizeram nestes casos aquilo que todos os príncipes sábios devem fazer: precaver-se não somente contra as discórdias atuais, como também contra as futuras, e evita-las com toda a perícia porque,prevendo-as com ampla antecedência, podem facilmente remediá-las, mas esperando que se avizinhem não haverá tempo para tratá-las, pois a doença já se terá tornado incurável.” Página 12.

“Acontece, neste caso, o mesmo que dizem os médicos dos tísicos: no princípio o mal é fácil de curar e difícil de diagnosticar, mas, com o passar do tempo, não tendo sido nem reconhecido nem medicado, torna-se mais fácilde diagnosticar e mais difícil de curar.” Página 12.

“Não lhes agradou jamais aquilo que está na boca de todos os sábios dos nossos tempos – gozar os benefícios do tempo – mas sim os benefícios de sua virtú e prudência, porque o tempo leva adiante todas as coisas e pode trazer consigo tanto o bem como o mal, e tanto o mal como o bem.” Páginas 12 e 13.

“Quando, podendo, os homens o realizam,merecem ser louvados e não criticados; mas, quando não podem e querem realizá-lo de qualquer modo, neste caso estão errados e devem ser recriminados.” Página 15.

“De onde se extrai uma regra geral, que nunca ou raramente falha: arruína-se quem é instrumento para que outro se torne poderoso, porque esse poder é dado ou pela astúcia ou pela força e ambas são suspeitas a quem se torna poderoso.”Página 16.

Capítulo IV
POR QUE RAZÃO O REINO DE DARIO, OCUPADO POR ALEXANDRE, NÃO SE REBELOU CONTRA OS SUCESSORES DESTE APÓS SUA MORTE
“Se os seus sucessores tivessem permanecido unidos, poderiam ter desfrutado tranquilamente o domínio, pois não nasceram naquele reino outros tumultos senão os que eles próprios suscitaram.” Página 19.

“Consideradas, portanto, todas essas coisas, não é desurpreender a facilidade com que Alexandre conquistou a Ásia, nem as dificuldades que tiveram outros para manter suas conquistas, como Pirro e muitos mais, o que não nasce da muita ou pouca virtú do vencedor, mas da diversidade do sujeito.” Página 20.

Capítulo V
DE QUE MODO SE DEVEM GOVERNAR AS CIDADES OU PRINCIPADOS QUE, ANTES DE SEREM OCUPADOS, VIVIAM SOB SUAS PRÓPRIAS LEIS
“Um governo criadopor um determinado príncipe saberá que é impossível dispensar sua amizade e poder, e tudo fará para mantê-lo.” Página 21.

Capítulo VI
DOS PRINCIPADOS NOVOS QUE SE CONQUISTAM COM ARMAS PRÓPRIAS E COM VIRTÚ
“Um homem prudente deve sempre seguir os caminho abertos pelos grandes homens e espelhar-se nos que foram excelentes.” Página 24.

“E sem ocasião a virtú de seu ânimo se teria...
tracking img