Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (498 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACNET – FACULDADE DE NEGOCIOS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO

PARLAMENTARISMO E PRESIDENCIALISMO

Se tivesse que escolher entre Presidencialismo e Parlamentarismo, nos dias atuais, o que os debatesprévios deveriam levar em consideração?

Cada sistema tem seus pontos bons e ruins. Em paises como a Itália que o parlamentarismo existe há muito tempo , vemos , como citado no texto , a vontade dopovo de mudá-lo para o presidencialismo. No parlamentarismo o primeiro ministro não é escolhido pelo povo , e sim pelos próprios parlamentares . Poderia haver uma tendência dos políticos para aeleição de um candidato que esteja envolvido com projetos ilícitos ou que favoreça a corrupção entre eles.
No presidencialismo temos a eleição de um político que favoreça o assistencialismo às pessoasque não tem escolaridade , fazendo com que o país tenha vários dependentes de ajuda governamental , ou , seja recebendo esmola. O governo deveria é dar educação , saúde e trabalho , e não essapalhaçada de bolsa-família. Isso é um insulto a quem tem vontade de trabalhar e não tem emprego.
Também no presidencialismo o mandato é quase uma eternidade . Se o presidente é reeleito , são mais quatro anosde sofrimento do povo . Acredito que , o governo deveria ter , a cada ano , uma avaliação do povo , e , se favorável ( se tiver a maioria satisfeita) ele permaneça no cargo . Hoje , alguém virapresidente e já tem aposentadoria especial , regalias que custam caro ao bolso do contribuinte . Se o presidente é ruim, tem de aguentá-lo até o fim. Hoje vemos o quanto o governo do Sr. Color de Melo ,Fernando Henrique e até o proprio Lula da Silva viviam cercado de abutres só esperando uma distração para roubar e sugar as riquezas que nosso país tem. O evento chamado de “Mensalão” levou muitodinheiro . Dinheiro que hoje faz falta para o povo .
Acredito que a mudança em nosso governo deveria começar pelo próprio eleitor . Não podemos ser comprados por essas pessoas que acham que somos...
tracking img