Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. -------------------------------------------------
O reino visigótico
-------------------------------------------------
Durante quase dois séculos, os visigodos dominaram quase toda a PenínsulaIbérica, excepto os territórios bascos. Estabeleceram a sua capital, primeiro, em Barcelona e, posteriormente, em Toledo. No entanto, as sucessivas lutas internas fragilizaram a sua estabilidade.
Osvisigodos e os hispano-romanos viviam separados pelas leis, língua e religião, pois, enquanto os hispano-romanos eram cristãos, os visigodos eram arianos. Isto impedia a colaboração com a IgrejaCatólica, a única instituição que mantinha a tradição romana na administração e na vida política e cultural.
A plenitude do reino visigótico teve lugar com o rei Leovigildo, que iniciou uma política decentralização do poder que chocava com os privilégios das elites católicas e com o poder dos suevos. Conseguiu a unidade territorial do reino com a anexação do reino suevo, mudando a capital para Toledode forma a assegurar a centralização. No ano 589, o rei Recaredo converteu-se ao Catolicismo, adoptando-o como religião oficial do reino visigótico, superando-se assim mais um obstáculo paraconseguir a formação de um só povo entre visigodos e hispano-romanos.
A definitiva paridade veio a estabelecer-se no ano 654 com a elaboração de uma lei geral - o Código Visigótico - que se destinava a seraplicada igualmente a todos os habitantes da Península. Na prática, tal não deve ter acontecido, pois existia uma separação social baseada na riqueza e no sangue, que se pode considerar já como umprocesso de feudalização.
Os últimos vinte anos do século VII e os primeiros do século VIII foram desastrosos para o reino visigodo. O poder fragmentava-se cada vez mais, fragilizado pelas lutas internasentre facções da nobreza pela sucessão ao trono. As consequentes crises políticas irão, mais tarde, debilitar o reino e, quando em 711 os inimigos do rei Rodrigo pediram auxílio aos muçulmanos de...
tracking img