Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI – FAMEC
CURSO DE BACHARELADO DE DIREITO
INDTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
PROF. NADIALICE
15 MAR. 2011

ANDRÉ LUIS NERI DE SOUZA.

O MUNDO DA CAVERNAPLATÃO, A Republica, O Mito da Caverna, v.II p. 105 a 109

A Parábola reflexiva intitulada “O Mito da caverna”, nos trás um convite ao despertar da imaginação, a obra faz parte do sétimo livro de“A Republica” do filosofo Platão, trata-se de uma metáfora sobre a condição humana em busca do conhecimento.
Projetamos em visão particular, uma caverna separada do mundo externo, onde ali,encontram-se homens que vivem desde o nascimento, e por gerações acorrentados, de costas para a entrada, sem movimentar a cabeça e explorar ao seu redor, nem mesmo uns aos outros ou a si próprios,acreditam que este é seu mundo. Eles são forçados a olhar a mesma direção da parede no fundo da caverna, onde são projetadas imagens alegóricas e ecoam vozes sustentando uma realidade paralela, emcontraponto um muro onde os ludibriadores mantém acesa uma fogueira da qual figura-se a realidade do mundo da caverna.
Supomos que um prisioneiro, inconformado, o qual quisesse se livrar de talsituação, perdendo seus medos, quebrando as correntes da ignorância, tendo a iniciativa de contestar a realidade imposta, conseguisse se libertar, escalando o caminho íngreme, chegaria entre o muro e afogueira, estaria junto aos que projetam as imagens, esse teria a escolha de fazer parte dos corruptores que enganam os prisioneiros ou questionar tal situação e buscar o conhecimento e a sabedoria, comcoragem, rumo ao desconhecido, decidisse seguir em frente, pois são nesses momentos que podemos mudar nossa realidade.
Mesmo repreendido e ignorado, o individuo questionador sabe que existe algoalem daquilo tudo, e paga o preço da sua busca, a dificuldade, indecisão, solidão e abandono. Porem chegando à porta da caverna, tomado pela cegueira da clareza, logo vai conseguindo enxergar,...
tracking img