Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cap. 8



" Por virtudes intelectuais sempre se entende aquela capacidade do espírito que os homens elogiam, valorizam e desejariam possuir em si mesmos. Vulgarmente recebem o nome de talento natural, embora a mesma palavra talento também seja usada pra distinguir das outras uma certa capacidade." (HOBBES,Thomas. LEVIATÃ p. 58).
"São de duas espécies essas virtudes: naturais e adquiridas.Por naturais não entendo as que um homem possui de nascença, pois isso é apenas sensação, pela qual os homens diferem tão pouco uns dos outros [...] Quero referir-me àquele talento que se adquire apenas através da prática e da experiência, sem método, cultura ou instrução. Este talento natural consiste principalmente em duas coisas: celeridade – isto é, rapidez na passagem de um pensamento a outro efirmeza de direção para um fim escolhido." (HOBBES,Thomas. LEVIATÃ p. 58).
"[...] o juízo e descrição, recomenda-se por si mesma, sem a ajuda da imaginação." (HOBBES,Thomas. LEVIATÃp. 59).
"O juízo deve ser predominante num bom livro de história, porque a excelência da obra consiste no método e na verdade, assim como na escolha das ações que é mais proveitoso conhecer. A imaginação não temlugar aqui, a não ser para ornamentar estilos."(HOBBES,Thomas. LEVIATÃp. 60).
"A imaginação é predominante nas orações laudatórias e nas invectivas, porque o objetivo não é a verdade, mas a honra ou a desonra, o que é feito mediante nobres ou vis comparações. O juízo se limita a sugerir quais as circunstâncias que tornam uma ação louvável ou condenável." (HOBBES,Thomas. LEVIATÃp. 60).

"Ossecretos pensamentos de cada pessoa percorrem todas as coisas, sagradas ou profanas, limpas ou obscenas, sérias ou frívolas, sem vergonha ou censura. Coisa que o discurso verbal não pode fazer, limitado pela aprovação do juízo quanto ao momento, ao lugar e à pessoa."(HOBBES,Thomas. LEVIATÃp. 60).
" Governar bem uma família ou um reino não corresponde a diferentes graus de prudência, mas a diferentesespécies de ocupação, do mesmo modo que desenhar um quadro pequeno, grande ou em tamanho maior que o natural, não corresponde a diferentes graus de arte." (HOBBES,Thomas. LEVIATÃ p. 61).
" Com relação ao talento adquirido – ou seja, adquirido por método e instrução – o único que existe é a razão, que assenta no uso correto da linguagem, e da qual derivam as ciências."(HOBBES,Thomas. LEVIATÃp.61).
" [...] a riqueza, o saber e a honra não são mais do que diferentes formas de poder." (HOBBES,Thomas. LEVIATÃ p. 62).
" Os pensamentos são para os desejos como batedores, ou espias, que vão ao exterior procurar o caminho para as coisas desejadas. É daí que provem toda a firmeza do movimento do espírito, assim como toda a rapidez deste. [...] não ter nenhum desejo é o mesmo que está morto. Terpor qualquer coisa paixões mais fortes e veementes do que geralmente se verifica nos outros é aquilo que os homens chamam loucura." (HOBBES,Thomas. LEVIATÃ p. 62).

"O que torna os homens sujeitos à cólera é o orgulho, cujo excesso é a loucura chamada raiva ou fúria. Dessa forma ocorre que o excessivo desejo de vingança, quando se torna habitual, prejudica os órgãos e se transforma em raiva. Oamor excessivo, junto ao ciúme, também se transforma em raiva." (HOBBES,Thomas. LEVIATÃ p. 62).

"O que provoca no homem receios infundado é o abatimento, que constitui uma loucura vulgarmente chamada melancolia, a qual se manifesta em diversas condutas: visita a cemitérios e lugares solitários, atos de superstição e medo de alguém ou de alguma coisa determinada. Resumindo, todas as paixõesque provocam comportamentos estranhos e invulgar são designadas pelo nome de loucura." (HOBBES,Thomas. LEVIATÃp. 63).
"As escrituras foram escritas para mostras aos homens o reino de Deus e preparar seus espíritos para se tornarem seus súditos obedientes, deixando o mundo e a filosofia a ele referente às disputas dos homens, pelo exercício de sua razão natural. "(HOBBES,Thomas. LEVIATÃ p. 66)....
tracking img