Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Direito como Objeto de Conhecimento
O que é o Direito? Essa é a primeira pergunta que nós fazemos quando começamos a estudar a história do Direito. Existe uma enorme quantidade de conceitos queacompanha a palavra direito, ou seja, a palavra direito tem um sentido muito amplo e é quase que impossível demilitar seu sentido de forma precisa. Então como estudar o Direito, considerando que ele temum campo de atuação amplo e vários conceitos. Conceituar o Direito de forma exata é uma tarefa impossível, mas podemos observar que mesmo com todo conhecimento produzido com o estudo do direito existeuma concordância mínima entre os estudiosos e juristas, além de podemos recorrerem à história para entender como surgiu e se desenvolveu o direito. O Direito é uma ciência dinâmica, seu estudoprecisa ser feito de forma completa, ou seja, devem ser considerados além da norma os aspectos sociais, econômicos e históricos do Direito.
Direito e a Historiografia
Durante muito tempo a história foiusada para legitimar a opinião e provocar adesão da sociedade às concepções jurídicas impostas pela elite dominante, reproduzindo de forma equivocada o conhecimento baseado apenas na tradição,ideologia e documentos, negligenciado aspectos socioeconômicos e políticos, além de conferi ao Direito presente superioridade em relação ao Direito do passado, uma idéia errada de evolucionismo do Direito.No século XVIII, o movimento da Escola de Annales abriu visão positivista da história para outras áreas das Ciências Sociais (História, Sociologia, Psicologia, Economia, Geografia) e contestou averdades absolutas impostas pela história.
Em geral, divide-se a trajetória da escola em quatro fases:
• Primeira geração - liderada por Marc Bloch e Lucien Febvre
• Segunda geração - dirigida porFernand Braudel
• Terceira geração - vários pesquisadores tornaram-se diretores, destacando-se a liderança de Jacques Le Goff e Pierre Nora, além de Philippe Ariès e Michel Vovelle; na arqueologia,...
tracking img