Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (873 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O número de mortes no trânsito do Brasil supera a marca de 30 mil, segundo estatísticas oficiais. No mínimo quatro pessoas por hora morrem nas estradas, ruas e avenidas do Brasil. A maior parte dosacidentes envolve jovens com idade entre 18 a 25 anos.

Quais são as principais causas dessa matança?
As apontadas por pesquisadores e órgãos públicos serão apresentadas a seguir, com explicações e oque a Lei diz sobre cada uma delas:
1. Álcool
Uma pesquisa realizada por uma equipe do Programa Acadêmico sobre Álcool e outras Drogas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com vítimasfatais de acidentes de trânsito, mostrou que o álcool estava presente em cerca de 75% dos casos. A facilidade em se conseguir bebida alcoólica, a falta de conscientização das pessoas, principalmentedos jovens, em dirigir e não beber são as principais causas desses acidentes.
A lei considera crime conduzir veículos com praticamente qualquer teor alcoólico no organismo. Quem for pego sofre puniçõesque variam da multa até a cadeia. O homicídio praticado por um motorista alcoolizado será considerado doloso (com intenção de matar). A lei prevê também a proibição da venda de bebidas alcoólicas nasdas rodovias federais em zonas rurais
A Lei 11.705, chamada “Lei Seca”, entrou em vigor em 2008, e alterou o Código de Trânsito Brasileiro, proibindo o consumo de praticamente qualquer quantidade debebida alcoólica por condutores de veículos. Os motoristas flagrados excedendo o limite de 0,2 gramas de álcool por litro de sangue pagarão multa de 957 reais, perderão a carteira de motorista por umano e ainda terão o carro apreendido. A média nacional de redução de mortes no trânsito foi de 6,2% desde o início da entrada em vigor da lei. O índice representa 2.302 mortes a menos em todo o país,reduzindo de 37.161 para 34.859 o total de óbitos causados pelo trânsito.
1. Cansaço
Estatísticas indicam que cerca de 60% dos acidentes de trânsito acontecem porque os motoristas "dormem" ao...
tracking img