Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LÍNGUA E LINGUAGEM

O homem e a linguagem

Generalidades sobre a Língua e a Linguagem

Será que as árvores falam?

A linguagem das árvores...a linguagem da relva...a linguagem das nuvens e das florestas, a linguagem das montanhas e da água... Semelhantes metáforas são comuns, entre os poetas! Mas, a linguagem da natureza existe realmente? As árvores e a relva, as florestas e asnuvens falam?
O homem primitivo não teria hesitado em responder afirmativamente. A natureza fala ao homem – teria explicado – ela o previne ou ameaça-o, atemoriza ou encoraja-o. O Sol, por detrás das nuvens, lançando um raio de luz,parece piscar o olho amigavelmente. A tempestade repreende com violência aqueles que se recusam a curvar-se ante a vontade dos deuses. Nos dias de hoje, essas imagens sãopoéticas. Contudo, já foram compreendidas como expressão de uma realidade. Todos os fenômenos da natureza, todos os acontecimentos exprimiam Deus ou os deuses, constituíam sua “linguagem”... Mas a fé primitiva desvaneceu-se; a ideia ingênua da “natureza que fala” cedeu lugar à concepção de que apenas os seres humanos podem se comunicar através da palavra.
A.Kondratov

Neste texto,o lingüista Kondratov nos diz que o homem primitivo não teria hesitado em afirmar que, realmente, a natureza fala. Ele afirma também que, nos dias de hoje, no entanto, essas imagens são consideradas poéticas. Contudo, foram elas um dia compreendidas como a expressão de uma realidade.
A natureza pode até falar, desde que convencionemos chamar de fala a toda transmissão de informação. Todavia,convém lembrar que a natureza não tem a intenção de fazê-lo.

O HOMEM É UM SER SOCIAL

Afirma-se, desde Aristóteles, que o homem é um ser social e que, por isso, precisa se comunicar. Necessita, assim, viver em comunidade onde troca seus conhecimentos e suas experiências que irão levá-lo a assimilar e compreender o mundo em que vive, dando-lhe meios para transformá-lo.
Ao acumular asexperiências de sua comunidade, o homem vai construindo uma cultura própria que é transmitida de geração para geração. Para transmitir sua cultura e para suprir a necessidade de buscar a melhor expressão de suas emoções, suas sensações e seus sentimentos, o homem se viu diante de certos desafios: um deles foi o de criar e desenvolver uma maneira de comunicar-se com seus semelhantes. Distanciou-se, então,ainda mais dos outros animais, pois foi o único que conseguiu criar símbolos e signos de vários tipos ( linguísticos, picturais e gráficos ) com o intuito de comunicar-se.

LINGUAGEM , LÍNGUA E FALA

Para que consiga se comunicar, o homem emprega muitos meios simbólicos:gestos, batidas,desenhos, palavras etc.
A linguagem é todo esse conjunto de símbolos que o homem pode utilizar paracomunicar-se e só o homem possui o privilégio dessa capacidade de comunicação por meio de símbolos.
E é a linguagem verbal o mais útil e perfeito meio simbólico da comunicação humana. Entende-se por linguagem verbal o conjunto de símbolos articulados por meio de palavras,sejam elas orais ou escritas. Já a linguagem não-verbal emprega símbolos que não dependem de palavras, mas, sim, de imagens (cores, gestos, desenhos etc. ) e de sons ( música, batidas etc.).
A língua é o conjunto de regras, combinadas e articuladas entre si, o qual possibilita a uma comunidade utilizar-se da linguagem para comunicar-se. Então, a língua é o código linguístico, visto que utiliza a linguagem, próprio e particular de uma comunidade. A comunidade linguística portuguesa, por exemplo, é formada principalmentepor Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe: São países que têm o português como língua oficial. Toda essa comunidade, chamada de lusofônica, utiliza o mesmo código linguístico: a Língua Portuguesa.
Já a fala é a realização concreta da língua, feita por um indivíduo da comunidade num determinado momento. È interessante que cada indivíduo, para...
tracking img