Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE É RETÓRICA?

Professor: Célia Aragão
Aluno: Ericson Cavalcante
Turma: 10 Período – turma “A”

INTRODUÇÃO

“É só retórica!”
Apesar de ganha uma péssima fama pela má interpretação de seu sentido, a retórica é mal interpretada como forma de distorce a realidade. Mas na verdade retórica é a arte do convencimento. É a comunicação como ferramenta para convencer as pessoas a verem ascoisas como desejemos que elas sejam vistas e compreendidas.
O direito de ter opinião própria e poder expressa-las fazem com que inúmeras idéias sejam formadas para se justificar, descrever ou explicar as coisas, nesse momento a retórica se torna essencial para a sociedade democrática tendo em vista que, sem o uso da força, as pessoas buscam um entendimento, convencendo ou sendo convencido.Retórica é uma disciplina da área da comunicação humana baseada nos estudo e aplicação das palavras e símbolos com intuito de influenciar as percepções, sentimentos, atitudes e ações de outras pessoas.

1 - CASAMENTO DOS INTERESSES
Do comunicador ao seu público, a informação, com o requinte do interesse mutuo, através do conhecimento dos interesses de seu publico, o comunicador (influenciador)demonstra ser possuidor e solucionador de suas necessidades, e, dessa forma convencendo-o, através de promessa. Assim, os interesses de ambos se combinam, um prefeito casamento. Onde ambos, aparentemente, conseguem o que quer.
Cada cidadão tem o poder do voto, e é por interesse nele que a retórica governamental se baseia. Para se sustentar, o governo precisa dar provas de eficiência administrativa. Aose convencer dessa eficiência o cidadão apóia as medidas administrativas e, por acreditar que são de seus interesses, expressa sua opinião a outros, descrevendo, explicando, argumentando, convencendo-os e finalmente formando uma “opinião pública” favorável ao governo. Usando o mesmo processo a oposição tenta convencer o cidadão da ineficiência do governo.
Em um país democrático a liberdade deexpressão e do livre pensamento, faz coexistir varias definições de realidade.

A retórica comercial
Os anunciantes, em sua maioria, utilizam da retórica comercia. Aproveitando-se de nossa busca por benefícios, com argumentos falaciosos, tentam nos convencer sobre determinado produto ou marca. Por falta de informação ou puramente má-fé, geralmente resulta em uma lógica distorcida outendenciosa.

A retórica do governo
Novamente, nos tornando vitimas de nossa busca por benefícios. Os governos nos apresentam obras realizadas e necessárias como algo que, se não fosse a sua administração, jamais seriam feitas. Argumenta a necessidade e executa a ação, utilizando com bastante ênfase a questão da necessidade e demonstrando que não é um governo que promete, mas o que faz.
A retóricagovernamental tem dois fins: primeiro, obter a cooperação do povo para exercer controles sociais necessários à ordem social; e segundo, legitimar o exercício do poder. Com persuasões e sanções o governo tenta controlar os comportamentos coletivos e assim busca manter a ordem social.
Para o cientista político Norbarto boblio, um governo para se manter no poder precisa ser legal, eficaz e legitimo.Nesse triple político a legitimidade utiliza de retórica governamental para convencer os governados da eficácia e na identificação que tem com os interesses da sociedade. Seja eleito ou imposto um governo sem legitimidade pode ser deposto se formada, com a retórica, opiniões contraria a esse governo.

A retórica da oposição
A retórica da oposição está cercada de inúmeras ironias, a oposição,queixosa e prometedora de melhorias, tanto para as classes pobres, que tem tão pouco, quanto para as classes ricas, com garantias de manutenção de seus bens e investimentos, ao assumir o poder, muda seu discurso e se comporta de forma igual a seus antigos opositores.
Com uma vantagem técnica sobre o governo, a retórica da oposição é uma retórica progressista, tudo em nome do bem comum, ela se...
tracking img