Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (802 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA DA OBRA “ANTÍGONA” DE SÓFOCLES

Teresina-PI, 25 de Outubro de 2010.
RESENHA DA OBRA “ANTÍGONA” DE SÓFOCLES

Referência Bibliográfica

SÓFOCLES. Antígona. In: ________ . Édipo Rei –Antígona. Tradução de Jean Melville. São Paulo: Martin Claret, 2007. 143 p.

Biografia do Autor

Nascido em 496 a.C, na pequena localidade de Colono nas imediações de Atenas. O Poeta foi vinte equatro vezes vencedor de concursos de dramaturgia, derrotando até mesmo o seu mestre Ésquilo. Sófocles exerceu papel importante na vida pública. Escreveu inúmeras tragédias, dentre as mais importantesestão: Édipo Rei, Édipo Colono e Antígona.

Síntese da Obra

Depois do triste fim da estória do Rei Édipo, a filha dele e de Jocasta, Antígona, o acompanhou para o seu exílio e depois regressou paraTebas onde seus irmãos Etéocles, Polinice e Ismênia haviam ficado. O seu tio Creonte se tornara rei da cidade de Tebas, e numa batalha pelo poder seus irmãos agora de lados opostos se mataram.Eteócles que era do lado de Creonte teve honras fúnebres, e já Polinice que combatera sua própria pátria ao lado do exército inimigo, teve seu corpo exposto aos animais e aves de rapina devido a um decretobaixado pelo seu tio Creonte. Antígona, então resolveu enterrar seu irmão indo de encontro às ordens do rei. E por esse ato de coragem e nobreza para uns e desobediência e insubordinação para outros,foi condenada à morte.

Análise da Obra

Obra de infinita grandeza trata de temas atuais, tanto para a área do Direito quanto para Filosofia e outras áreas do conhecimento.
Para entender melhora obra, primeiro definirei a personalidade da personagem principal, Antígona, depois a personalidade do rei Creonte, personagem de não menos valor.
Mulher audaciosa, capaz de passar por cima detudo para defender a família, instituição sagrada na sua concepção, Antígona é uma pessoa digna de apreço, porque preferiu a morte a ter que abrir mão de prestar as honras fúnebres a seu irmão, ou...
tracking img