Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho
De
Psicologia
Nome: Patrícia Almeida, Janaina Santos, Laíse Lane, Franklin Pereira.
Curso:Direito Período:1° Semestre Turma:3002 Turno:Noite
Instituição:Estácio de Sá (Moreira Campos)

Sumário
Introdução _____________________________Pgn 01

Resumo do filme ________________________Pgn 02

Personagem Aaron ______________________Pgn 03

Personagem Vail________________________Pgn 04

Conclusão _____________________________Pgn 05

Introdução

Nesse trabalho será apresentado um resumo simples do filme e também do comportamento de dois personagens a luz do behaviorismo, que aos nossos olhos tiveram um maior destaque no filme.São esses os personagens Vail (o advogado), e Aaron (o réu).
Nesses dois aplicaremos um resumo conforme aprendemos sobre osfundamentos e ideias do behaviorismo. Analisando apensas seus comportamentos como reflexos aprendidos e algumas teses sobre assunto.

01

O Filme fala do assassinato do arcebispo, onde o único suspeito encontrado no local é um de seus coroinhas, de 19 anos, Aaron Stempler, com a roupa toda suja de sangue, que acabado sendo preso.
Martin Vail, ex-promotor e sucedido advogado vê nesse caso umaforma de aparecer na mídia e resolve abraçar a causa sem cobrar seus honorários . Seu maior interesse não era no seu cliente e sim na sua performance no tribunal.
No decorrer do processo Vail começa a acreditar na inocência de seu cliente devido ao amor e a gratidão que ele demonstrava ter pelo arcebispo, ele então contrata uma psicóloga para acompanhar Aaron. Numa de suas investigações pessoaisele descobre o lado negro do religioso, quando encontra em sua casa(onde ocorreu o assassinato) uma fita contendo pornografia, encontrando-se presente nela,o arcebispo, Aaron, sua namorada e outro de seus coroinhas. Quando Vail vai até a prisão conversar com Aaron sobre o fato, o mesmo começa a apresentar um Transtorno Dissociativo de Múltipla Personalidade, então surge Roy, que ao contrário deAaron que é um rapaz timido, gago, inocente e tranquilo, Roy é um garoto cheio de rancor, agressivo que confessa ter matado o arcebispo.
No meio do julgamento, no momento em que Aaron é chamado para o interrogatório, ele tem um de suas crises e mostra sua segunda personalidade, o Roy, diante de todos.Então, livra-se da prisão para ir aonde possa tratar o seu problema. Após o julgamento em umaconversa a sós com o advogado Vail, ele declara que sua suposta dupla personalidade é falsa, que ele mentiu esse tempo todo, enganando a Vail, a psicóloga, a juíza e a todos do tribunal.

02
Um filme muito interessante que pode ser explicado a luz do behaviorismo.
O comportamento que achamos mais interessante foi do rapaz que denominava-se Aaron.
Levando-se em conta as técnicas de Watson, ojovem Aaron somente agiu de uma forma convincente porque já era habitual de seu comportamento. Em sua história ele pode ter desenvolvido esse comportamento e com essa habilidade escapava de muitas situações desagradáveis.O chamado estímulo resposta.
Porém não a explicação não termina aí. Sabendo que essa concepção já é ultrapassada iremos usar um fator que Skinner levantou, o chamado reforçador.
Nocaso de Aaron o estímulo foi dado pela situação a qual foi encontrado na casa do bispo, colocando-o como principal, e logo depois, único suspeito.Uma situação um tanto desfavorável para sua defesa.E parece muito provável e que ele sabia que sua única forma de defesa seria apresentar-se por insano.
Claro que para isso ele deveria ser muito convincente e esperar a hora certa de fazê-lo, pois setratavam de pessoas instruídas em conhecimentos e não seriam facilmente enganadas.Vendo isso, o primeiro a qual enganou foi seu advogado,(Vail) que lhe apoiaria, e através dele criar-se-ia a oportunidade para que seu comportamento fosse mostrado e aceitado por todos no tribunal.
Aaron sabia das habilidades de seu advogado, então só o fato de enganá-lo foi seu maior trunfo, e todo o resto seria...
tracking img