Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme Desmundo é um filme brasileiro de 2003, baseado no livro de Ana Miranda, Desmundo. O filme é ambientado no Brasil Colônia por volta de 1570. Nessa mesma época, a coroa portuguesa adota amedida de enviar órfãs ao Brasil, para que se casem com os colonizadores portugueses, evitando, assim, o nascimento de filhos entre brancos e índios. Uma dessas órfãs é Oribela, uma jovem bonita,educada e religiosa, que nega o primeiro “pretendente”, mas se vê obrigada a casar com Francisco, o segundo “pretendente”, um homem rico, de maneiras grosseiras e má fama na região.
Após o casório,Francisco violenta Oribela fazendo com que o casamento seja consumado. Diante dessa situação, Oribela pede a Francisco que tenha paciência, até que ela possa se acostumar com nova condição e poder cumprircom suas obrigações de esposa. Mesmo com o pedido, Oribela não é atendida pelo marido, fazendo com que ela se sinta insatisfeita e tente fugir. Na primeira tentativa de fuga, Oribela é “recapturada”pelo marido e seus capangas, no momento que chegava à praia, na tentativa de pegar o navio pra voltar à Portugal.
Como castigo, Oribela é mantida trancada e acorrentada em um “cativeiro”, que só temcontato com uma índia, que cuida dos seus ferimentos e a leva comida. Passados dias nessa situação, Oribela entra numa crise de depressão e consegue fazer com que seu marido a tire de lá. Já fora do“cativeiro”, Oribela é ameaçada de morte por seu marido, caso tente fugir novamente. Mesmo com a ameaça, Oribela não desiste de fugir e, para mostrar arrependimento, convida-o pra a cama.
Em uma noiteela se disfarça de homem e foge. Ao sair da fazenda de Francisco, segue em direção à vila, onde pede ajuda a Ximeno Dias, comerciante, de maneiras finas e mais educado que Francisco, com quem Oribelajá tivera trocado olhares. De início, Ximeno nega ajuda, mas por insistência dela, ele decide ajuda-la a pegar o navio de volta à Portugal. Francisco desconfia que Oribela esteja na vila e...
tracking img