Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MOMENTO DO CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

O controle de constitucionalidade poderá ser PREVENTIVO OU REPRESSIVO.

CONTROLE PREVENTIVO: visa evitar que uma norma inconstitucional entre para oordenamento jurídico, visa evitar a própria produção da norma inconstitucional.
Ex.:

Veto do chefe do poder executivo – dois motivos: contrário ao interesse público e/ou entender ser o projeto delei inconstitucional;

Parecer das comissões de constituição e justiça (controle políco preventivo) do Poder Legislativo no processo de elaboração de emendas constitucionais e atos legislativos(quando um projeto de lei vai ser discutido e votado, seja na Câmara, seja no Senado, a CCJ tem que dar um parecer sobre a constitucionalidade do projeto de lei.

CONTROLE REPRESSIVO: pretendeverificar se uma lei, que já se incorporou ao ordenamento jurídico, está ou não de acordo com a Constituição.

Ex.:
Câmara dos Deputados ou Senado Federal rejeitam medida provisória por motivo deinconstitucionalidade.

















VIAS JUDICIAIS PARA O CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

O controle de constitucionalidade pode se dar por via incidental ou por via principal.CONTROLE JURISDICIONAL CONCRETO NO BRASIL
SUCODIEXCEDIN

SUBJETIVO: Existe para proteger os direitos subjetivos, as liberdades que estão sendo violadas por ser o ato ou lei inconstitucional.CONCRETO: diz respeito a um caso concreto.

DIFUSO: a competência é espalhada por todo o poder judiciário.

POR VIA DE EXCEÇÃO OU DEFESA: porque as partes vão usar a insconstitucionalidade da lei comofundamento da sua pretensão.

POR VIA INCIDENTAL: já que a questão é prejudicial e não principal do processo.

EFEITOS:

INTER PARTES: não expulsa a lei da ordem jurídica.

EX TUNC: Nulificatodos os atos que foram praticados com base nesta lei desde o momento do seu nascimento, naquele caso concreto.

INTEGRA A FUNDAMENTAÇÃO DA DECISÃO: questão incidental não integra o dispositivo da...
tracking img