Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4775 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2- O SISTEMA ECONÔMICO

“Não existe força mais eficaz e rápida na
modificação na natureza, do que o trabalho
do homem; e nenhum rincão da superfície
da terra parece poder estar a salvo da
insaciávelambição humana “



2.1 – Conceitos básicos


Não existe traço mais distintivo e marcante da presença atual ou remota de humanos em um certo local, do que a modificação significativa do meio ambiente natural. O sentido de tais modificações é facilmente perceptível, e aponta na adaptação dos recursos ambientais para o atendimento das necessidades humanas.


As atividades quevisam ao bem estar objetivo das pessoas são de natureza econômica. Assim, as atividades se reúnem três aspectos ou conteúdos fundamentais, a saber: as necessidades humanas, os recursos econômicos e as técnicas de produção.


a - As necessidades humanas são, por definição, diversificadas e insaciáveis, já que as necessidades são igualmente mutáveis. O espectro das necessidades humanas evoluidesde as mais simples e básicas, relativas às demandas do metabolismo corporal (água, ar, alimentos, abrigo, etc.), até as mais sofisticadas demandas do espírito (questões filosóficas, científicas, artísticas e religiosas). As atividades econômicas são orientadas para a satisfação dessas necessidades humanas, o que provoca a geração de inúmeras outras necessidades e atividades econômicas sãoorientadas para a satisfação dessas necessidades humanas, o que provoca a geração de inúmeras outras necessidades e atividades econômicas correlatas, em um efeito multiplicador sem limitação conhecida. Assim, o conceito de “nível de vida” deve ser percebido de forma relativa. Aquilo que pode ser entendido como nível de vida “satisfatório”, em certas condições, seria amplamente ‘insatisfatório” em outrascondições. Para melhor compreensão desse fato, pode-se lembrar que o conforto das habitações urbanas no mundo civilizado exibe um diferencial acentuado quando comparado com suas habitações do meio rural de regiões remotas, de todo o mundo e mesmo nos dias atuais. Portanto, um padrão de atendimento de necessidades humanas pode ser entendido como “nível de vida”, e será sempre um conceito relativo.b - São considerados como recursos econômicos todos os meios usados para gerar produtos e ofertar serviços capazes de atender às necessidades humanas. A disponibilidade de recursos, tanto quanto a respectiva qualidade, afetam significativamente o “nível de vida” possível de uma comunidade. Da enorme diversificação dos recursos econômicos decorre a necessidade de sua classificação, parao melhor entendimento de sua natureza. Classicamente, são considerados recursos econômicos os recursos humanos, os recursos de capital e os recursos naturais; posteriormente, acrescentou-se a este elenco, mais dois grupos, a saber: a capacidade empreendedora, de um lado, e a dotação de serviços públicos, de outro.


b.1 - Os Recursos Humanos referem-se às capacidades, tanto intelectuaiscomo físicas, de pessoas em prol da geração de produtos e/ou na disponibilização de serviços, úteis no atendimento de necessidades humanas. Exemplificando, temos o trabalho físico e intelectual de pessoas, na operação econômica.


b.2 – Os recursos de Capital são aqueles que, embora originados do trabalho humano, não foram aplicados para a satisfação de necessidades humanas imediatas, maspara a geração de produtos e/ou serviços de consumo. Como exemplo temos os equipamentos, construções, estoques, veículos e bens aplicados na operação econômica. Parece oportuno ressaltar que os recursos de capital não devem ser confundidos com dinheiro. O dinheiro é apenas um padrão utilizado para avaliar recursos econômicos e bens de consumo e, sozinho, nada produz de valor econômico....
tracking img