Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O Turismo tem se apresentado também como um fenômeno da sociedade pós Revolução Industrial, não apenas pelo fator econômico, mas também pelos aspectos sociais e ambientais. As dimensões sociais do setor abrangem as relações culturais, a mobilidade horizontal, a comunicação social, a administração, o trabalho e o lazer.


OS PRINCIPAIS MOTIVOS IMPULSIONADORES DA ATIVIDADE TURÍSTICAMuitos são os motivos que impulsionaram a atividade turística como: a realização do turismo de eventos, cultural, ambiental, de lazer, etc. A pratica deste fenômeno atualmente esta diretamente ligada ao cotidiano frenético de muitos cidadãos, principalmente nos grandes centros urbanos. As pessoas vêem no turismo uma opção de “fuga”, da realidade, “hoje as pessoas viajam por que não se sentemmais à vontade, onde se encontram, seja nos locais de trabalho, seja, onde moram” (KRIPPENDORF, 2000, p. 14).
Por mais que esta ”fuga” seja momentânea, já se configura como uma alternativa para que os indivíduos possam relaxar fisicamente e psicologicamente. Viajar significa, desligar-se das dependências sociais, de nos libertar de nosso cotidiano, de viver a liberdade e procurar um pouco mais defelicidade. Acaba se tornando algo complexo, pois era através do trabalho que os indivíduos procuravam externar suas sensações, enquanto este era fruto do próprio homem, mas com o advento da revolução industrial, e agora com a globalização “o trabalho é cada vez mais mecanizado, compartimentado e determinado fora da esfera de sua vontade” (KRIPPENDORF, 2000, p. 15), e o que antes era discriminado,isto é o aproveitamento do tempo livre, se torna um fator de extrema importância, principalmente se for aliado ao turismo.
A HUMANIZAÇÃO DO TURISMO
Na atualidade a necessidade de viajar é, sobretudo criada pela sociedade e marcada pelo cotidiano. Aliado a este motivo e a outros complementadores desta atividade, o turismo já é considerado mundialmente como a segunda atividade econômica maisimportante, perdendo somente para a industria de armamentos.
Tornou-se tão importante em nosso mundo contemporâneo que aos poucos percebe-se um maior interesse científico e técnico neste fenômeno, e se tornando cada vez mais distante os preconceitos que haviam sobre os estudos realizados. Toda uma estrutura deve ser planejada para atender a atividade turística, que conta com instalações deequipamentos, transporte, rede de água e esgoto, energia elétrica, comunicação, etc. Com essa infra-estrutura pronta para atender o turista, se estabelecem os empreendimentos privados, com suas empresas no ramo de agencias de viagens, hotéis, equipamentos de lazer e os parques temáticos.
Tudo isso requer um grande investimento na economia, deixando claro a capacidade que o turismo tem de ser ummultiplicador econômico, com conseqüência direta na geração de emprego e renda, principalmente para a localidade que o incentiva. Com isso, o turismo ajudaria a diminuir as desigualdades regionais que existem principalmente nos paises do terceiro mundo.
No que tange ao planejamento da atividade o Estado possui papel de extrema importância, já que é o grande norteador desta atividade, através de suas ações,planos e programas. Sabe-se que o turismo consegue mobilizar no campo econômico vários setores, consegue investimentos na infra-estrutura do local, podendo diminuir as desigualdades regionais, com a geração de emprego e renda para a população, desta forma não podemos negar que os efeitos do turismo podem ser extremamente positivos.
Mas o que percebemos é que esta atividade veio se desenvolvendosem o devido planejamento, ou seja, de forma aleatória sem considerar muitas vezes a população local, o meio ambiente, o próprio turista, etc.
Neste sentido surgem varias discussões desenvolvidas em todos os setores sociais que lidam diretamente com esta atividade, o que se deseja agora é o desenvolvimento de forma planejada que possa atingir de maneira positiva todos aqueles envolvidos no...
tracking img