Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2198 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Super Mais- Sistema de Ensino Mais








Ergonomia – NR- 17

































Jaciara, 09 de Março de 2012







Ergonomia



Discente: Douglas Bentak

Docente: Andréa

Turma de Técnico Segurança no Trabalho “VI”



1. Quais São os agentes de riscos, explique-os.

Qualquer fator que coloque o trabalhador emsituação vulnerável e possa afetar sua integridade, e o seu bem estar físico e psíquico. São exemplos de risco de acidente: as máquinas e equipamentos sem proteção, probabilidade de incêndio e explosão, arranjo físico inadequado, armazenamento inadequado, etc.

2. Quais são os riscos ambientais? Explique-as.

Químicas, físicas, biológicas ergonômicas e de acidentes:

* Riscos Físicos -São efeitos gerados por maquinas equipamentos e condições físicas características diz locais de trabalho que podem causar prejuízos à saúde do trabalhador.
* Riscos Químicos - São representadas por substâncias químicas que encontram - se nas formas liquidas, sólidas e gases.

Quando absolutivas pelo organismo podem produzir reações tóxicas e danos à saúde. Há 3 vias de penetração no Organismovias respiratórias, vias cutâneas e via digestiva.

* Riscos Biológicos - São causados por microorganismos invisíveis a olho nu, Omo bactérias, fungos, bacilos, vírus e outras, desencadeiam devido à contaminação.
* Ergonômico - São riscos contrários a técnicas de ergonomia e propõe que os ambientes de trabalho se adaptam ao homem. Os riscos ergonômicos estão ligados a fatores externos(Ambientes) e internos (emocional). Ocorre quando na desfrinção entre o individuo, posto de trabalho e seus equipamentos.
* Riscos de Ambientes - Ocorre em função das condições físicas e tecnológicas impróprias capazes de provocar lesões a uma integridade física do trabalhor.

3. O que é CIPA? Qual o objetivo? E como ela Funciona?


Baseado na NR- 05, CIPA (Comissão Interna dePrevenção de Acidentes), têm como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornas compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.


Do Funcionamento:
 
5.23 A CIPA terá reuniões ordinárias mensais, de acordo com o calendário preestabelecido.

5.24 As reuniões ordinárias da CIPA serão realizadas durante oexpediente normal da empresa e em local apropriado. (205.019-6/ I2)

5.25 As reuniões da CIPA terão atas assinadas pelos presentes com encaminhamento de cópias para todos os membros. (205.020-0/ I1)

5.26 As atas ficarão no estabelecimento à disposição dos Agentes da Inspeção do Trabalho - AIT. (205.021-8/ I1) 

5.27 Reuniões extraordinárias deverão ser realizadas quando: 

A. houverdenúncia de situação de risco grave e iminente que determine aplicação de medidas corretivas de emergência;
(205.022-6/I4)

B. ocorrer acidente do trabalho grave ou fatal; (205.023-4/ I4)

C. houver solicitação expressa de uma das representações. (205.024-2/ I4)

 5.28 As decisões da CIPA serão preferencialmente por consenso.

 5.28.1 Não havendo consenso, e frustradas astentativas de negociação direta ou com mediação, será instalado processo de votação, registrando-se a ocorrência na ata da reunião. 

5.29 Das decisões da CIPA caberá pedido de reconsideração, mediante requerimento justificado. 

5.29.1 O pedido de reconsideração será apresentado à CIPA até a próxima reunião ordinária, quando será analisado, devendo o Presidente e o Vice-Presidente efetivar osencaminhamentos necessários. 

5.30 O membro titular perderá o mandato, sendo substituído por suplente, quando faltar a mais de quatro reuniões ordinárias sem justificativa. (205.025-0/ I2) 

5.31 A vacância definitiva de cargo, ocorrida durante o mandato, será suprida por suplente, obedecida à ordem de colocação decrescente registrada na ata de eleição, devendo o empregador comunicar à unidade...
tracking img