Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
terceirização de serviços é uma tendência que não tem retorno e começa a proliferar em empresas de vários segmentos.
  Ela atende a uma tendência comportamental dos profissionais que vendem o seu talento e a sua experiência sem ter ligação orgânica com a empresa, além de atender às necessidades de rapidez e de flexibilidade das empresas. Quando o empresário precisa desenvolver um produtoespecífico para lançar no mercado ele aciona os terceiros, o que lhe dá mais agilidade.
Terceirização é a transferência de atividades-meio (não essenciais) da empresa para os profissionais contratados para a execução das mesmas. É a garantia para que a empresa concentre suas energias nas atividades-fim. A atividade não essencial na empresa mãe passa a ser a atividade principal na terceirizada. Naterceirização os parceiros têm interdependência empresarial estabelecendo-se uma relação de confiança.
  A legislação não permite a terceirização da atividade-fim. A sub-contratação desta, gera, necessariamente, vínculo empregatício. Exemplo: a atividade-fim de uma padaria é a de fazer pão, mas para funcionar, a padaria, precisa ter vários outros serviços, como o de limpeza, que assim como serviço deportaria é uma atividade-meio. Podendo, então ser terceirizada.
Porque Terceirizar
A Terceirização permite à empresa maior competitividade no mercado interno e externo, além de outros benefícios como:
Permitir que os executivos concentrem os seus esforços e talento na atividade principal, aprimorando as atividades-fim. O empresário obtém maior qualidade e ganha em competitividade;
Facilitar odesenvolvimento tecnológico. A empresa passa a contar com parceiros que são especialistas no que fazem;
Incrementar a qualidade e a produtividade de seus produtos e processos;
Obter uma composição mais adequada da produção, menos sensível à oscilação de mercado,
Terceirização não é
Mágica de fácil aplicação;
Remédio para todos os problemas;
Modismo passageiro;
Aventura de tentativas;
Simplescontratação de serviços;
Competição entre as partes;
Política do perde-ganha;
Forma de cortar custos.
Terceirização Requer

Reformulação de conceitos empresariais desatualizados;
Visão de modernidade (qualidade, produtividade, competitividade);
Envolvimento e interação entre empresas: livre acesso entre parceiros, integração para todos ganharem juntos;
Confiança e convergência deinteresses;
Planejamento estratégico do processo;
Unanimidade do corpo diretivo.
http://www.cigforte.com.br/pagina/terceirizacao-de-servicos/
Benchmarking
O termo benchmarking tem origem na expressão inglesa benchmark, a qual se refere às cotas de nível utilizadas nas medições topográficas e foi introduzido na linguagem empresarial pela empresa Xerox, que o definiu como "o processo contínuo demedirmos e compararmos os nossos produtos, serviços e práticas com os mais fortes concorrentes ou com as empresas reconhecidas como líderes da indústria". Desta forma, o benchmarking é não mais do que um processo ou técnica de gestão através do qual as empresas ou organizações avaliam o desempenho dos seus processos, sistemas e procedimentos de gestão comparando-o com os melhores desempenhosencontrados noutras organizações.
Em regra são utilizados os concorrentes melhor sucedidos como termo de comparação embora possam também ser utilizadas empresas de outros sectores de actividade O objectivo do benchmarking é portanto o de estimular e facilitar as mudanças organizacionais e a melhoria de desempenho através da aprendizagem com os outros. O processo de avaliação e comparação pode serefectuado para a organização como um todo ou visar apenas um determinado processo, departamento, ou unidade de negócio. Através do benchmarking as organizações obtém referên referências que lhes permitem identificar formas de melhorarem as suas performances internas. O princípio desta ferramenta é que nenhuma empresa é a melhor em todas as áreas e que, por isso, deve seguir os exemplos das que são...
tracking img