Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (653 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Leia, atentamente, o trecho de um discurso do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, e responda: 1) Que elementos persuasivos ele remete em seu discurso? 2) Como ele articula taiselementos? Justifique as suas respostas.

Companheiras e companheiros,
Vocês sabem, muito bem, quanto custou a cada um de nós chegar até aqui. Quanta batalha foi preciso vencer, quanto preconceito foipreciso remover, quanta armadilha foi preciso desmontar.
Vocês sabem como foi difícil realizar aquele sonho que parecia impossível: o sonho coletivo de ter um trabalhador na Presidência do Brasil.Juntos, conseguimos mostrar que este sonho não apenas era possível, como era justo e necessário. Juntos, mostramos ao mundo que um trabalhador tem condições de dirigir com competência um país daimportância do Brasil. Que pode fazer isso governando para todos e sem trair os interesses da população mais pobre.
Hoje eu estou aqui para dizer a vocês que o sonho não acabou e a esperança não morreu.
Hojeeu estou aqui para dizer a vocês que aceitei, mais uma vez, o chamamento. O chamamento que vem de vocês, mas que vem, também, do fundo do meu coração.
O chamamento para continuar a luta deconstrução de um brasil mais justo e independente, onde cada brasileiro possa fazer três refeições todos os dias; possa ter emprego, educação e saúde; possa viver em um país cada vez mais moderno e humano; epossa, acima de tudo, ter esperança de um futuro cada vez melhor.
Hoje estou aqui para dizer a vocês que decidi submeter meu nome e meu governo, humildemente, ao julgamento dos meus irmãos brasileiros.Hoje eu estou aqui para anunciar que sou, mais uma vez, candidato à Presidência da República.
E mais uma vez me acompanha, nesta jornada, o meu querido companheiro José Alencar.
Companheiros ecompanheiras,
Sou outra vez candidato não por ambição, mas porque o projeto de mudança do Brasil tem que continuar. Volto a ser candidato porque o Brasil, hoje, está melhor do que o Brasil que...
tracking img