Direito e moral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (671 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O tema relativo ao Direito e à Moral sempre foi objeto de intensas discussões ao longo da história. O propósito desse trabalho é demonstrar a trajetória evolutiva do direito e da moral, que acabou setornando um debate sobre a essência do direito e da justiça.

Inicialmente, na evolução histórica do direito, este se confundia com a Moral, chegando ao ponto desta ser utilizada como única fonte deprodução das normas jurídicas. Com a modernidade, o Direito passou a se distanciar da Moral, acompanhando as mudanças de valores e passando a proteger somente o que fosse essencial a paz, a segurançae ao convívio social. Dentre todas as formas de comportamento humano, o jurídico é o que mais se relaciona com a moral, porque ambos estão sujeitos a normas que regulam as relações do homem.Conceitualmente o direito é o conjunto das normas gerais que tem por função disciplinar a nossa vida em sociedade, por sua vez a moral pode ser conceituada como o conjunto de prescrições a respeito docomportamento lícito e ilícito aceitos em determinadas épocas.
O Direito é bilateral, enquanto a moral é unilateral: Essa distinção relaciona-se ao fato de que o Direito, ao conceder direitos, da mesma formaimpõe obrigações, sendo, pois uma via de mão dupla. Já a moral não, suas regras são simplificadas, impondo tão somente deveres, e o que se espera dos indivíduos é a obediência as suas regras.
Hávárias distinções entre Direito e Moral, entende-se que o Direito é externo por se ocupar das atitudes externalizadas dos indivíduos, não devendo se atuar no campo da consciência, somente quando necessáriopara averiguar determinada conduta. Já a moral se destina influenciar diretamente a consciência do indivíduo, de forma a evitar que as condutas incorretas sejam externalizadas, e quando forem, deveráser objeto de análise somente para se aferir a intenção do indivíduo. Vale dizer que esse critério não atingiria a moral social. 
Na moral a adesão às regras se dá de forma autônoma, ou seja, o...
tracking img