Direito e etc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (696 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ocorrência de Diamante no Brasil
Formação: diamante tem uma origem magmática intrusiva em rochas denominadas kimberlitos e lamproítos que se formam a vários quilômetros de profundidade, no mantoterrestre. Diamantes na superfície deve-se ao arrasto dessas rochas através de chaminés vulcânicas. A rocha é erodida (desgastada) pelos agentes atmosféricos, enquanto que os diamantes, devido às suascaracterísticas, permanecem inalterados em depósitos aluviais que recebem o nome de placeres e que não são mais que areias constituídas quase exclusivamente por diamantes, formando os depósitossecundários.
No Brasil existem fontes primárias e secundárias de diamantes em vários estados. Os depósitos primários estão relacionados a kimberlitos (rochas portadoras de diamantes).
Ocorrência: O primeirodiamante, no Brasil, foi encontrado por Francisco Machado da Silva, no ano de 1714, num garimpo de ouro São Pedro, próximo a Diamantina-MG.
No Brasil ocorrem em depósitos primários nas ProvínciasKimberlíticas Paranatinga e Aripuanã, no Mato Grosso. Em depósitos secundários nas Províncias Diamantíferas da Serra do Espinhaço, em Minas Gerais; depósitos Alúvio-Diamantíferos da Chapada Diamantina,na Bahia; em Poxoreó, Juína, Fazenda Camargo, em Mato Grosso; município de Cavalcante e na Serra Dourada, em Goiás; no rio Vila Nova, no Amapá; Depósitos Diamantíferos em Roraima, Mato Grosso do Sul,Pará e Rondônia.

Locais com ocorrência

Diamantina MG, Chapada Diamantina Depósito Alúvio-Diamantíferos BA. (cores variadas, dentre elas estão o rosa, vermelho, azul, verde, branco e amarelo,os dois primeiros mais valiosos pela sua variedade)
Aluvião de Poxoréo em MT- 73% são diamantes do tipo industrial, e 27% são classificados como gemas.
Juína, no MT - diamantes industriais.Metaconglomerado da Serra Dourada e Coluviões em GOIÁS, diamantes são na sua maioria octaédricos, pequenos e raramente ultrapassam 1 quilate apresentando iguais proporções de gemas industriais,...
tracking img