DIREITO E DEPENDENCIA QUIMICA

Este artigo não pretende esgotar todas as possíveis interpolações entre estes dois ramos do Saber Científico, tão somente designar e descrever alguns Marcos Históricos fundamentais, de modo a permitir possibilidade de estudo comparativo e fomentar um“Discurso do e para o Encontro” entre os dois Saberes, na feliz de expressão de Papa Francisco quando de sua passagem no Brasil na JMJ.
Existe uma falsa Dicotomia ao se pretender tratar a Dependência Química ora como questão de Saúde ora como questão de Segurança Pública. Fato é que éproblema Individual e Coletivo, mas não há, ou deveria não haver, monopólio ou apropriação exclusiva de qualquer ramo da Ciência acerca do Saber referente à questão.
Ela é mais do que multidisciplinar, é interdisciplinar, e abarca muito mais questões do que apenas aquelas afetadas aoDireito e a Medicina. Se tal complexidade é afastada, (assim como a contribuição de inúmeras Ciências Humanas e Exatas ), o é na medida em que interessa a poucos o exercício de Poder através do Saber em relação aos muitos que passam a ser hierarquizados, em capitis diminuto, por quemfaz disso um jogo, Jogo de Poder, recebimento de Verbas Públicas e Egolatria.
O Direito e a Dependência Química se fazem “encontro como discurso” aparentemente em quatro ou cinco tópicos especiais, a saber:

a) A Criminologia e as Teorias Causais da Dependência Química;
b) ATipologia Jurídica dos Códigos e a Tipologia Patogênica dos Manuais Diagnósticos – CID 10 e DSM. IV (e o recém lançado DSM.V);
c) A Justiça Terapêutica e as novas modalidades de abordagem do Dependente Químico;
d) Os Direitos e Deveres Legais de cada um dos Atores envolvidos e a questãoda Lei Simbólica e a da Densificada na Lei Jurídica – inclusive sua incidência e prática nos locais de Prevenção, Tratamento e Políticas Públicas;
e) As Defesas contra as Sanções Penais e os Interditos Cíveis como forma de Proteção da Dignidade da Pessoa Humana, do [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 12). Direito e Dependência Química. TrabalhosFeitos.com. Retirado 12, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Direito-e-Depend%C3%AAncia-Qu%C3%ADmica/46025679.html

MLA

"Direito e Dependência Química" TrabalhosFeitos.com. 12 2013. 2013. 12 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Direito-e-Depend%C3%AAncia-Qu%C3%ADmica/46025679.html>.

MLA 7

"Direito e Dependência Química." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 12 2013. Web. 12 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Direito-e-Depend%C3%AAncia-Qu%C3%ADmica/46025679.html>.

CHICAGO

"Direito e Dependência Química." TrabalhosFeitos.com. 12, 2013. Acessado 12, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Direito-e-Depend%C3%AAncia-Qu%C3%ADmica/46025679.html.